TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descartes

Por:   •  20/10/2015  •  Resenha  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Andreia Denise do Nascimento

Edivania Santos de Oliveira

Wéslem silva de Santana

Que é isto – o conhecimento?

Arapiraca (AL)

2013


Andreia Denise do Nascimento

Edivania Santos de Oliveira

Wéslem Silva de Santana

        

Que é isto – o conhecimento?

.

Trabalho apresentado ao docente da disciplina Produção do Conhecimento: Ciência e não Ciência como recurso para obtenção de nota no Curso de Pedagogia na UFAL – Campus Arapiraca.

Arapiraca (AL)

2013

Andreia Denise do Nascimento

Edivania Santos de Oliveira

Wéslem Silva de Santana

Que é isto  -  O Conhecimento?

Trabalho apresentado ao docente da disciplina Produção do Conhecimento: Ciência e não Ciência como recurso para obtenção de nota no Curso de Pedagogia na UFAL – Campus Arapiraca.

Data da aprovação:

_____ de _______________________ de 2013

Banca Examinadora:

___________________________________

___________________________________

___________________________________

RESUMO

A dialética criada no Teeteto tem por objetivo encontrar uma única definição sobre o que é o conhecimento, Sócrates em conversa com um jovem Geômetra extrai dele quatro definições do que poderia ser o conhecimento, essas são: conhecimento igual à sabedoria, o conhecimento como Sensação, o conhecimento como opinião verdadeira e o conhecimento como opinião verdadeira juntamente com o raciocínio lógico. Ao decorrer do diálogo as acepções de conhecimento são refutadas por Sócrates e por consequência não se chega a um sentido satisfatório sobre Conhecimento. O objetivo é aprofundar nos argumentos de Platão no Teeteto sobre o que se refere à epistemologia. A obra Teeteto. primeira que fala de forma mais clara sobre o conhecimento, vem influenciando a forma com que se ver o conhecimento.

Palavras chaves: Dialética. Definição. Conhecimento.

Abstract

The dialectic created in Theaetetus aims to find a definition of what is knowledge, Socrates in conversation with a young Geometrician draws him four settings that could be knowledge, and these are: knowledge equal to wisdom, knowledge and sensation, knowledge as true opinion and knowledge as true opinion with logical reasoning. During the dialogue, the senses of knowledge are refuted by Socrates and therefore do not get a satisfactory effect on Knowledge. The aim is to deepen the arguments of Plato in the Theaetetus about what refers to epistemology. The Theaetetus work, first one that speaks more clearly about knowledge has influenced the way we see the knowledge, and we see the knowledge.

Key words: Dialectic. Definition. Knowledge.

SUMÁRIO

Introdução

A definição de conhecimento é tema de vários debates e essa dialética se avulta na obra Platônica Teeteto, um diálogo entre Sócrates e o jovem geômetra Teeteto. Após encetarem o diálogo com vários elogios e indagações feitas a Teeteto, no capítulo III Sócrates inicia seu questionamento sobre que é conhecimento com a pergunta “Então, é a mesma coisa conheci-mento e sabedoria?” (pág. 04), o jovem afirma que sim, porém sua resposta é refutada por Sócrates e usando argumentos consegue dissuadir Teeteto que persistindo ao diálogo forma uma nova definição para responder ao questionamento, declarando que Conhecimento nada mais é que sensação “(...) Assim, o que me afigura neste momento é que conhecimento não é mais do que sensação.” (pág. 08), no entanto, Sócrates mais uma vez usa contextos para mostrar a Teeteto que esse conceito não é satisfatório para definir conhecimento.

Teeteto ainda descreve mais dois conceitos para, conhecimento como opinião verdadeira e conhecimento como opinião verdadeira juntamente com raciocínio lógico, mas Sócrates consegue demovê-lo dessas afirmações, afirmando que na primeira definição seria necessário que o indivíduo alcançasse a essência da alma para exprimir uma opinião verdadeira, exprimir sua opinião sem sofrer influências do que lhe foi ensinado no seu processo de vida. E para segunda servir como definição satisfatória para conhecimento é preciso que haja uma explicação lógica sobre o conhecimento, mas uma vez a dialética não é fecunda.

Finalizando percebe-se uma negativa em relação ao debate, portanto eles não conseguiram chegar a um conceito satisfatório para conhecimento.

  1. Conhecimento como sabedoria

Sócrates e Teeteto iniciam um diálogo sobre que: aprender é tornar-se sábio? Sendo a resposta do jovem afirmativa nasce em Sócrates a curiosidade de saber se sabedoria é tornar-se sábio,“ logo é pela sabedoria que os sábios ficam sábios” indagando novamente o jovem rapaz  questiona,  sabedoria é ser sábio naquilo que se conhece? Teeteto examinando a questão, afirma. Diante da proposta de empreender a discursão desse difícil problema de saber  se sabedoria é a mesma coisa que conhecimento, de frente a essa  interrogação diz ser verdadeiro.

Teeteto exemplifica que “tudo o que se aprende com Teodoro é conhecimento, geometria e outras disciplinas como também a arte dos sapateiros e a dos demais artesãos” o jovem aprendiz vê o conhecimento apenas como um conhecimento particular, ou seja, conhecimentos específicos.  Tal perspectiva é inconciliável com a pretensão de Sócrates, pois essa afirmativa não resulta em uma resposta definitiva já que seu ponto de vista seria o conhecimento universal.  Teeteto parece começar entender o que Sócrates queria, então o jovem para mostrar que tinha compreendido coloca uma questão  aplicada por Teodoro sobre as potências de números irracionais tentando reduzir as multiplicidades dos números a uma única forma. Mesmo que ele tenha entendido a formula reconhece que pela matemática seria impossível chegar a um resultado final do conhecimento no todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com