TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos civis, políticos e social

Por:   •  30/9/2016  •  Resenha  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 3
  1. TH Marshall em sua obra “Cidadania Classe Social e Status” envolve três elementos para conceituar cidadania: Civil, Político e Social.

Conforme Marshall conceitua, os Direitos Civis são aqueles que visavam garantir direitos relativos a vida, a segurança, as liberdades individuais, ou seja, direitos inerentes a todos os seres humanos, cada um com seu livre acesso para ir e vir. No estudo de caso, podemos ligar os Direitos Civis com a fala de Jefferson, referente ao preconceito sofrido constantemente por ele, por ser homossexual, onde o mesmo acha necessária uma lei para a liberdade sexual.

Os Direitos Políticos garantiram aos cidadãos a livre participação na atividade política, seja como membros dos órgãos do poder político, como também com direito ao voto e poder de eleger representantes do povo. No estudo de caso, podemos citar a frase de Andreia, que diz que “as mulheres só conquistaram o voto em 1932”.

Podemos, também, se referir aos dois primeiros Direitos, Civis e Políticos, como a Primeira Dimensão dos Direitos Fundamentais, também chamados de Direitos Negativos, explicados por Norberto Bobbio, em “A Era dos Direitos”.

E por último, e tão importante quanto os outros, os Direitos Sociais. Direitos ligados à Segunda Dimensão dos Direitos Fundamentais, e explicados por Marshall como Direitos que respondem às necessidades humanas básicas, que asseguram um direito ao bem estar econômico mínimo, onde os cidadãos tem o direito ao salário, a educação, saúde, alimentação, habitação. No estudo de caso, damos exemplo utilizando a frase de Ana, onde ela diz que “Direitos iguais não é tratar a todos da mesma forma, mas oferecer ações diferenciadas para que todos possam ter os mesmos acessos aos produtos da vida social”.

Referências:

http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/3033/As-geracoes-de-direitos-fundamentais

Cidadania Classe Social e Status – TH Marshall

  1. No início, o mundo Grego era politicamente dividido em um conjunto e pequenas cidades, onde posteriormente foi se consolidando, alcançando desenvolvimento. Suas diversas regiões tinham políticas independentes, mas que possuíam aspectos que as juntavam culturalmente, como o fato de possuírem mesmo idioma, e elementos históricos que os aproximavam. No mundo Grego, as duas maiores Cidades-Estados em destaque eram Atenas e Esparta. Enquanto Esparta era administrada por uma Oligarquia Militarizada, Atenas já utilizava de bases Democráticas, cabendo aos cidadãos debater assuntos coletivos. Mas não podemos deixar de citar que a noção de cidadania de Atenas era limitada, se comparado a hoje, pois, como por exemplo, as mulheres, que não podiam participar dos debates políticos, assim como escravo, estrangeiros. O Direito a Cidadania era reservado a todos os cidadãos, desde que homem, maior de 18 anos e Ateniense.

Posteriormente, a Modernidade fez grandes transformações na sociedade, como por exemplo, na Política, onde marcou o fim do Estado Monarquista Absoluto, para o surgimento dos primeiros Estados Nacionais, onde povos começaram a se unir em torno de um grande líder, unificando regiões fragmentadas.

Na Modernidade, se começou a vincular a cidadania com a ideia de Direitos Individuais ou civis, onde cada um poderia participar democraticamente da Política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com