TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Sobre a Posição do Autor no Debate entre Liberdade e Determinismo

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Filosofia

Dissertação sobre a posição do autor no debate entre Liberdade e Determinismo

                        No texto, o autor, adquire uma posição que é conhecida como Compatibilismo. Esta siginifica: a ideia de que o homem é determinado e livre  ao mesmo tempo. Determinismo e liberdade não se excluem, mas se completam.  Nessa perspectiva não faz sentido pensar em uma liberdade absoluta nem em uma negação absoluta da liberdade.

                        No ínico há um trecho que,Maurice Merleau-Ponty , confirma:"        Nascer é ao mesmo tempo nascer do mundo e nascer no mundo."Para entendermos melhor o que o filósofo  quer dizer, vamos separar a frase em duas partes, primeiro o que significa nascer “do mundo” e depois discutir o significado de nascer “no mundo”.

                        Primeiramente a frase: "Nascer do mundo” significa que quando nascemos já existe uma série de fatores que determinam nossa vida. Temos uma sociedade definida, uma cultura determinada por princípios que nos afetam, nascemos em um família com valores estabelecidos , entre tantas outros fatos que já são anterior ao nascimento.Lembramos assim o determinismo onde  a liberdade não existe, pois o homem é sempre determinado, seja por sua natureza biológica (necessidade e instintos) seja por sua natureza histórico-social (leis, normas , costumes). Ou seja, as ações individuais seriam causadas e determinadas por fatores naturais ou constrangimentos sociais, e a liberdade seria apenas uma ilusão.

                        Em seguida,  a segunda parte da frase refere-se ao nascer “para o mundo”. Merleau-Ponty sabe bem que, se de um lado nascemos em um mundo definido, por outro lado, somos uma novidade neste mundo e nele podemos apresentar algo novo. Sendo assim, referimo-nos à liberdade onde o homem sempre é livre. Embora os defensores dessa posição admitam a existência das determinações de origem externa, sociais, e as de origem interna, tais como desejos, impulsos.Sustentam a tese de que o indivíduo possui uma liberdade moral que está acima dessas determinações. Ou seja, apesar de todos os fatores sociais e subjetivos que atual sobre cada indivíduo, ele sempre possui uma possibilidade de escolha e pode agir livremente a partir de sua autodeterminação.

                         Concluo assim, explicitando acima o Compatibilismo defendido pelo filosófo.Além disso, reforçando o argumento que Determinismo e liberdade não se excluem, mas se completam.Por fim, a liberdade é concreta, temos nossos obejtivos de vida e nossas escolhas . Embora, essa liberdade  seja restringida por fatores objetivos que cercam a liberdade concreta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com