TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liberdade vs Determinismo (o problema do livre arbítrio)

Por:   •  13/4/2016  •  Resenha  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  2.393 Visualizações

Página 1 de 2

LIBERDADE  X  DETERMINISMO

(O problema do livre arbítrio)

O problema do livre arbítrio é caracterizado pela relação problemática entre determinismo e liberdade. O determinismo sustenta que o universo segue leis causais e, uma vez que tudo, até mesmo as ações humanas são determinadas por essas leis, o sentimento que temos de que somos livres para agir de diferentes formas em uma situação não passa de uma ilusão, gerada pela incapacidade humana de reconhecer as causas que determinaram as nossas ações. Já para os libertaristas o homem é o único responsável por seus atos e escolhas, rebatendo assim a ideia de destino.

Sendo o destino um argumento de ordem divina, Sartre acredita que recorrer a esse argumento representa uma incapacidade de arcar com as próprias responsabilidades. Porém a filosofia de Sartre não anula completamente o determinismo, e isso fica claro quando ele diz que “o homem está condenado a ser livre”, pois nesta frase percebemos que mesmo na ideia de liberdade há espaço para determinismos.

Se o que refuta o determinismo é a possibilidade de “ter agido de outra forma”, vale se perguntar se, tendo vivido as mesmas experiências eu poderia ter feito uma escolha diferente da que fiz? A resposta mais lógica seria que, se eu estivesse exatamente na mesma situação iria agir, de livre vontade, exatamente da mesma forma. Caso contrário não estaria fazendo nada além de agir ao acaso.

Desta forma é possível concluir que o homem é determinado e livre ao mesmo tempo e que o determinismo e a liberdade não se excluem, mas se completam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com