TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Cultural

Artigos Científicos: Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

Falar sobre diversidade cultural é tentar entender a variedade e convivência de idéias de varias sociedades e culturas em determinados assuntos, situações ou ambientes.

A idéia da diversidade esta ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade.

Hoje em dia se tornou muito importante estudar sobre esse assunto, até por que pode se chegar a uma “mistura de idéias” milagrosas entre os povos podendo surgir algo inovador fora do normal.

A preocupação com a cultura é um fato permanente da humanidade, todos querem entender os caminhos que levam a civilizações, quando entendemos as diferenças entre os grupos, como questões culturais passaram a compreendê-los de forma mais ampla e menos preconceituosa o que enriquece as relações humanas. Com isso estudar essas diferenças poderá gerar o reconhecimento que nem tudo é de um só jeito, devemos reconhecer as diferenças, respeitá-las e aceita-las.

Vamos dar como exemplo o enredo da escola de samba X-9 , em São Paulo de 2013, podemos citar questões que destacam a diversidade culturais do mundo em que vivemos, onde o autor cita: Viajei! No universo multicolor, vi um mundo diverso encantador, na trajetória da sua historia, De reinos e raças imortais, segredos e marcas culturais. Onde o autor pode dizer que já viu de tudo, de pessoas diferentes tanto de cor ou raça, a cada cultura.

Essa questão que estamos estudando abrange também discussões política que favorecem a inclusão e participação de todos os cidadãos, garantindo a coesão social e a paz.

Desse modo define o pluralismo cultural de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Propiciando os intercâmbios culturais, e o desenvolvimento da capacidade e criatividades.

Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em beneficio das gerações presentes e futuras.

Falar sobre diversidade cultural não se diz respeito apenas ao reconhecimento do outro, significa pensar na relação entre eu e o outro, contudo ‘o outro’ e o diferencial, ou seja, diferente de cada um de nos. Diariamente nos deparamos com pessoas de variáveis culturas, opiniões e atitudes. Essa convivência só enriquece nossa cultura, pois aprendemos a respeita e aceitar a diferença do nosso próximo. Desse modo esse outro não deve acreditar somente na sua cultura, e se restringir, ou seja, fechado, dessa forma se torna estranho diante das outras pessoas, em relações a padrões e valores que regulam essas relações.

As diferenças culturais são aspectos íntimos de cada indivíduo de um determinado grupo possui, por isso, quando há junção de diversas pessoas de diferentes aglomerações ocorre certa desavença entre elas. Diante disso, o humano precisa saber que isso é um fator normal em nosso ambiente de convívio, sendo assim, é necessário que haja uma relação de respeito, paciência, cooperação, para que cada um conheça a forma de agir um do outro, adaptando-se a isso não haverá conflitos na interação dos diferentes membros dos grupos. Portanto, através de um bom relacionamento com o próximo de forma que você entenda os valores, as crenças, metas, etnia deste, você passa a ter uma relação harmônica com eles.

Isso será benéfico na formação acadêmica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com