TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversos Rostos Da Infância

Monografias: Diversos Rostos Da Infância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  3.122 Palavras (13 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Diversos Rostos da Infância

Diversos Rostos da Infância

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Pedagogia

2011

Resumo

Baseamos esse trabalho na questão da criança e seu processo de aprendizagem, segundo abordagem principal de Vygotsky, que apresenta em sua teoria, que a criança em sua infância aprende principalmente na relação de troca com o adulto. Buscamos então, compor um quadro apontando dentro da sociedade moderna como anda essa relação entre a família moderna e suas dificuldades e a criança. Apresentamos também essa relação entre família e escola que não é menos importante dentro de processo educacional de ensino e aprendizagem da criança apóia as diretrizes de uma boa educação.

Palavras-Chave: Educação; aprendizagem; família; escola.

1. Introdução

Como estudantes do curso de pedagogia e futuras pedagogas analisamos que, dentro do mundo moderno e globalizado o conceito de família tem se perdido a cada dia no tempo, e nossas crianças tem sido obrigadas a viver em uma sociedade diferente do que alguns autores propõem. Isso tem levado a concepção de crianças que não sabem seus limites e que estão cada dia mostrando uma face violenta dentro de nossa sociedade, mas acreditamos no fato de que a família e a escola sejam um apoio fundamental e importante nessa formação da criança em sua infância e possa possibilitar que a criança tenha seu acesso a educação garantido por lei assegurado.

Com a evolução da sociedade moderna a família cada vez mais tem se disseminada e as crianças muitas vezes tem ficado sozinhas em suas casas, sem o devido apoio dos pais para a aprendizagem, lembraremos aqui que autores como Vygotsky apresentam em sua teoria a importância da troca entre a criança e o adulto, e que é nesse momento de interação, que vão colaborar e muito no processo de formação da crianças.

Não podemos nos esquecer que muitas dessas crianças além de não possuírem o apoio dos pais nem mesmo tem acesso a escola, e algumas são criadas nas ruas tendo a aprendizagem controlada pelas leis da cidade, e crianças com um maior poder aquisitivo, desde cedo vem tendo como referencia a televisão e a internet e sem nenhum apoio ou acompanhamento adulto.

2. Desenvolvimento

Material e método

“Toda a criança tenha direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.”

Sabemos que infelizmente nos últimos anos não é isso que vemos acontecer em nossa sociedade, os tão sonhados direitos da criança estão apenas no papel longe de resguardar as nossas crianças os direitos que lhes são garantidos na Lei, devido a essa falta de garantias que temos nos dias de hoje, mas devemos nos apegar nesse texto principalmente com relação a aprendizagem da criança na sua infância e segundo a declaração de seus direitos cabe a família que tem um papel fundamental dar apoio a esse processo de aprendizagem e educação, vamos então basear este trabalho em pesquisas, onde buscamos fundamentação sobre o assunto, pesquisando e analisando diversos pensadores e estudiosos. Nas teorias de Vygotsky e Piaget, encontramos base sobre o desenvolvimento da aprendizagem sobre dois prismas importantes. A partir daí buscamos maior compreensão sobre a importância da família no processo ensino-aprendizagem, pois acreditamos principalmente que a família é quem da base para que a criança possa se aprimorar em seu processo de educação e aprendizagem e a partir dela construir suas diversas formas de educação.

Vários pensadores debatem esse conceito de aprendizagem vamos resgatar aqui que a aprendizagem e as formas de educação surgem do conceito de troca entre os indivíduos.

“Aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc, a partir de seu contato com a realidade, o meio ambiente, as outras pessoas. É um processo que se diferencia dos fatores inatos (a capacidade de digestão, por exemplo, que já nasce com o indivíduo) e dos processos de maturação do organismo, independentes da informação do ambiente (a maturação sexual, por exemplo)”. OLIVEIRA (1995, p.57)

É certo que são muitos os estudos sobre a aprendizagem e, especialmente, sobre a classificação das diferentes concepções de aprendizagem em diversas teorias, que são as correntes epistemológicas. Na verdade a aprendizagem é estudada indiretamente, pois ela não pode ser observada diretamente, ou seja, ela é analisada através de seus efeitos sobre o comportamento.

A história da aprendizagem está ligada a história do homem, pois desde sempre se ensinou e se aprendeu, mas os autores estão longe de um consenso sobre o tema. Seu estudo está ligado a Psicologia enquanto ciência, e mesmo assim ainda não se tem um processo uniforme e concordante a respeito desse assunto.

Para Vygotsky, a aprendizagem não começa na escola, que toda situação de aprendizagem escolar se depara sempre com uma história de aprendizagem prévia. Vygotsky retoma o tema da zona de desenvolvimento proximal e sua relação com a aprendizagem.

Tanto para Piaget como para Vygotsky, o ambiente da sala de aula requer interação social, embora por circunstâncias distintas. Para Vygotsky, o ambiente social é a fonte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com