TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO

Por:   •  21/2/2019  •  Resenha  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

        [pic 1]

Questão: I – Desenvolva a questão abaixo de acordo com o que é sugerido.

 Em nossa quinta aula foi pedido que você refletisse sobre espaços não formais de educação. A partir dessa colocação, responda com o seu próprio texto qual a importância dos espaços não formais de educação e como alunos de escolas do ensino Básico e Médio, principalmente das redes públicas, podem se beneficiar com experiências nesses espaços.

Espaços não formais de Educação

Ao considerar a Educação, em seu sentido mais amplo, ainda que existam diferentes concepções, não podemos esquecer que a Educação ocorre em diversos momentos e ambientes. Seja na escola, instituição que tem como objetivo propagar conhecimentos de forma regular e formal, ou em outros contextos nos quais a Educação pode não ser o principal objetivo.

O conhecimento que os indivíduos constroem em suas vidas durante seu processo de socialização, sem intenção prévia, por exemplo, em suas relações com a família e os amigos, estão nesses espaços, que pode ser através das mídias, redes sociais, museus, planetários, bibliotecas e etc. A escola cumpre seu papel que é despertar no aluno independência, a curiosidade, ela não transmite apenas conhecimento, mas ela forma cidadãos autônomos, capazes de formar a sua própria opinião.

Coma o avanço da tecnologia já podemos afirmam que a Educação Não Formal possui potencialidades para auxiliar a Educação Formal, seja complementando o trabalho feito em sala de aula, seja como locais de formação continuada, e essa prática vem se tornando cada vez mais presente no planejamento escolar. Além de gerar maior motivação em seus alunos, muitas vezes esses professores procuram na visita a correspondência direta entre o que é abordado no espaço de Educação Não Formal e as atividades que suas turmas estão realizando em sala de aula.

Na rede pública esse espaço tem extrema importância para todos os alunos, desde do ensino fundamental que está no início da sua formação até o médio surgem as dúvidas de qual carreira seguir, pois alguns deles devido a sua situação financeira nunca tiveram a oportunidade de conhecer esses lugares, cabe os professores levar esse conhecimento a todos. Estes fatos foram relevantes para  refletir sobre as dinâmicas desenvolvidas nesses espaços, a procurar estratégias que propiciem o processo ensino aprendizagem mais eficiente.

Entendemos e defendemos que os espaços de Educação Não Formal devem fazer parte da vida de todos os tipos de públicos, como crianças, famílias e todos os que possam se interessar pelas atividades realizadas nesses locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com