TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil

Dissertações: Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  209 Palavras (1 Páginas)  •  399 Visualizações

Para realizar este trabalho de cunho teórico, acerca da construção de conhecimento, como princípio educativo, foi feito uma pesquisa de campo na Unidade Escola Higina Alexandrina dos Anjos com as professoras Josuene Balduina e Elza, pude observar a utilização do lúdico no desenvolvimento das tarefas dos alunos, constatei que está sendo bastante aproveitado. Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva, pois este tem como objetivo identificar a importância do lúdico na educação pré-escolar, direcionada à Educação Infantil dando enfoque ao valor psicopedagógico atribuído por educadores em suas práticas educativas.

Este estudo teve, como objetivo inicial, diagnosticar e posteriormente analisar descrevendo a realidade encontrada em escolas, no que diz respeito à incorporação do lúdico na prática concreta de professores e crianças da Educação infantil. Foi feito uma pesquisa em internet e livros.

Os jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituída, já que o lúdico é o eminente cultural. Por meio da ótica do psicólogo suíço Jean Piaget pode-se notar que a concepção dos jogos não é apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das pessoas, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. (JUY , 2004).

Quero ressaltar aqui os benefícios que o lúdico tem trazido para as Escolas de

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com