TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Tecnologica

Por:   •  20/11/2015  •  Resenha  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

Alunas: Gissele Quirino Herculano Xavier e Zuluziani Moraes Santos

  1. OBRA

MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002, p.143-206.

  1. CREDENCIAIS DA AUTORIA

Silvia Maria Manfredi nasceu em Mondovi, Itália, em 22 de março de 1946. Desde sua chegada ao Brasil, sempre residiu em São Paulo, Capital. Ingressou na USP no curso de Pedagogia em 1964, iniciando a partir de então sua participação no movimento estudantil e nos de educação popular mais significativos da época. Participou do MOVE – Movimento de Educação de Adultos, movimento de alfabetização gerido autonomamente por grupos de estudantes, que adotaram a proposta de educação desenvolvida por Paulo Freire.

Doutora pela Universidade de São Paulo (1983), com Pós-Doutoramento na Università Degli Studi di Brescia, Itália (1993). Professora Livre-Docente Aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Sua trajetória profissional inicia-se no Serviço de Educação de Adultos da SE – São Paulo, extinto em 1968, após o AI-5. Lecionou nos cursos de graduação em Pedagogia em diversas universidades de São Paulo. Atuando ativamente de centros de pesquisas na Fundação Brasileira para o Ensino de Ciências e na Faculdade de Educação da Unicamp.

No campo da Educação de Trabalhadores, atuou em projetos e atividades de docência e pesquisa, tais como GEP-URPLAN – Grupo de Educação Popular do URPLAN/PUCSP; no DIEESE – Departamento Intersindical de Estudos Estatísticos e Socioeconômicos; e em entidades sindicais, no campo da formação sindical e profissional.

  1. CONCLUSÕES DA AUTORIA

Silvia Maria Manfredi apresenta um retrato da Educação Profissional do Brasil, tomando como ponto de partida as relações e tensões entre trabalho, escola e profissionalização, sob a ótica histórico-sociológica. Recupera uma breve história das concepções e práticas que marcaram o desenvolvimento da Educação Profissional na sociedade brasileira, desde o período da colonização, com destaque para o projeto de reforma da Educação Profissional instituído pelo Estado, mediante o Decreto 2.208/97.

Contempla uma análise das políticas públicas de formulação, financiamento e gestão da Educação Profissional e seus desafios. Além de mostrar que a educação se efetiva nos diversos espaços da sociedade, extrapolando o âmbito puramente escolar.

  1. DIGESTO

O livro de Silvia Manfredi compõe a Coleção Docência em Formação e destina-se a subsidiar os cursos de formação de professores para atuarem neste campo. No

dinâmica, ideologicamente disseminada como universal, que é a domínio do centro da tecnologia por poucos, e onde seria reservado ao mundo da periferia a condição de “paciente receptor” das inovações técnicas. O filósofo defende que na fase atual já poderia se romper este cenário de obediência e promiscuidade da periferia perante o centro, através de um projeto nacional libertador.

  1. METODOLOGIA DA AUTORIA

Manfredi utilizou-se da análise vista de uma perspectiva histórico-sociológica.

  1. QUADRO DE REFERÊNCIA DA AUTORIA

Silvia Maria Manfredi segue a corrente filosófica, política e científica conhecida como Materialismo Histórico Dialético.

  1. QUADRO DE REFERÊNCIA DO RESENHSTA

As resenhistas apresentam a corrente de pensamento crítico dialético.

  1. CRÍTICA DO RESENHISTA

O pensamento de Álvaro Vieira Pinto, revela o caráter reacionário e revolucionário em relação à política, economia e cultura.

IX.       INDICAÇÕES DO RESENHISTA

Essencialmente destina à formação inicial e continuada de profissionais de educação, essa obra é riquíssima e muito tem a contribuir com todos os que se interessam por questões relacionadas à compreensão crítica das atuais ofertas no campo do ensino profissional e das mudanças no âmbito do sistema escolar. Sendo também um importante subsídio para aqueles que enfrentam o desafio de participar de instâncias decisórias no campo das políticas educacionais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com