TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendorismo

Tese: Empreendorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

– Empreendedorismo

1) Leia atentamente a seguinte afirmação: “Empreendedores são jogadores que assumem riscos altíssimos”. Agora, responda: seria essa afirmação um mito sobre a prática do empreendedorismo? Justifique.

Um mito. Pois os empreendedores evitam riscos desnecessários, porque com um bom planejamento, com um plano de negócio, ele estaria preparado para realização do seu projeto.

2) Qual a diferença entre idéia e oportunidade?

As idéias surgem de um processo de observação e desenvolvimento da criatividade, que, através de um pensamento sistêmico e visionário, poderá se tornar uma Oportunidade de Negócio. O fato de uma ideia ser ou não única não importa. O que impora é como o empreendedor utiliza sua ideia, inédita ou não, de forma a trasformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer. As oportunidades são que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma parceria que o diferencie de seus concorrentes.

3) Como deve ocorrer o planejamento nas empresas?

Todo plano de negócios deve ser elaborado e utilizado seguindo algumas regras básicas, mas que não são estáticas e permitem ao empreendor utilizar sua criatividade ou o bom senso, enfatizando um ou outro especto que mais interessa ao público-alvo do plano de negócios em questão. No caso das empresas que já se encontram em funcionamento, ele deve mostrar não apenas onde a empresa quer chegar, mas também onde a empres está no momento, apresentando os valores dos seus atuais indicadores de desempenho.

4) Por que o Plano de Negócios é eficiente como ferramenta de gerenciamento empresarial?

É uma ferramenta dinâmica que exige a criação de um procedimento de atualização periódica dos dados, de forma a se ter sempre uma visão do momento da empresa, do seu passado e das metas previstas. São Painéis de metas da empresa que mostrará a evolução da empresa em termos de valores de avaliação. Esse Painéis de metas fornece um conjunto de medidas de desempenho de equilíbrio da empresa, que deve cobrir todas as áreas de análise empresarial

5) Marque (V) verdadeiro ou (F) falso para as alternativas abaixo.

(F) A equipe que fará a gestão do negócio é descrita no sumário executivo e representa, em outras palavras, as pessoas nas quais o (s) investidor (es) irão investir.

(F) A matriz 5W2H é utilizada na descrição da empresa e demonstra, entre outras informações, o quê, porque, como, onde e quanto custará o projeto que está sendo analisado

(V) A matriz BCG (Boston Consulting Group) é uma ferramenta de análise estratégica utilizada na seção de produtos e serviços para demonstrar como o mercado de uma determinada linha de produto está crescendo e qual é sua participação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com