TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entre Os Muros Da Escola

Casos: Entre Os Muros Da Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2014  •  2.647 Palavras (11 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

Quando falamos de valores, estamos tratando de sentimentos, projeções afetivas positivas ou negativas que atribuímos a objetos, pessoas, a relações e a nós mesmos. Nossa base valorativa, construída no decorrer da vida, molda nosso comportamento, funcionando como um guia para nossas ações. Ela é construída através das diversas interações que realizamos com o ambiente e a escola é um deles. Um olhar mais atento para o papel da escola na construção de valores, e como esse processo se dá, é fundamental, pois os valores incorporados nessa etapa do desenvolvimento podem permanecer durante toda a vida do individuo. A abordagem de Winnicott traz uma interpretação psicanalítica de como esse processo ocorre e da importância da figura adulta na provisão de um ambiente acolhedor para que o potencial de cada indivíduo seja valorizado para que assim o desenvolvimento do self ocorra plenamente. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi a análise de cenas do filme francês Entre os muros da Escola que retratam situações escolares que apresentam diálogos contendo valores e momentos em que fossem permitidas uma reflexão de base Winnicottiana. Deste modo, pode-se observar que a uma abordagem psicanalítica pode colaborar para o entendimento de como os valores podem ser trabalhados na sala de aula e a forma que eles se estabelecem na vida do aluno, além de evidenciar que a reflexão sobre os valores por parte dos professores, é importante para formação do indivíduo e pode colaborar para construção de valores que são mais desejáveis pelo grupo em que se está inserido.

Palavras chave: Winnicott, Valores, Entre os muros da escola.

7

ABSTRACT

When we talk about values, we are dealing with feelings, positive or negative emotional projections that we attach to objects, people, relationships and ourselves. Our evaluative base, built in the course of life, shapes our behavior, acting as a guide for our actions. It is built through the various interactions we do with the environment, and school is one of them. A closer look at the role of schools in building values, and how this process occurs, is essential, because the values incorporated in this stage of development may remain throughout the life of the individual. Winnicott's approach brings a psychoanalytic interpretation of how this process occurs and the importance of adult figure in providing a welcoming environment for the potential of every individual be valued so that the development of self can fully occurs. Therefore, the aim of this study was to analyze scenes from the French movie The Class that portray school situations which have dialogues containing values and moments that were allowed a reflection about a Winnicottian base. Thus, it is possible to observe that a psychoanalytic approach might contribute to the understanding of how values can be worked in the classroom and how they are established in student's life, besides evidence that teachers’ reflection about the values is important to the individual formation, and may contribute to build values that are more desirable for the group that is inserted.

Keywords: Winnicott, Values, The Class.

8

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.......................................................................................................09

2- TEORIA SOBRE VALORES...................................................................................11

3- TEORIA DE WINNICOTT.......................................................................................16

4- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS..............................................................21

4.1- Resumo do filme.........................................................................................21

5- ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS................................................................23

6- CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................31

7- REFERÊNCIAS......................................................................................................32

8- ANEXOS................................................................................................................35

9

1- INTRODUÇÃO

Quando pensamos na questão dos valores, percebemos que eles são fruto das diversas interações que o indivíduo experimenta durante toda sua vida. Essas relações acontecem em diversos ambientes como o familiar, escolar, social, dentre outros. Os valores construídos refletem aquilo que é mais aceito dentro de um determinado grupo. Porém, existem valores que são de certa forma, mais desejáveis aos indivíduos ainda mais quando se trata de valores de âmbito coletivo.

Podemos até imaginar que a função da escola se resume a transmitir conteúdos acumulados pela humanidade. Porém, no processo de construção dos valores, a escola responde por grande parcela, pois os alunos passam muitos anos de sua vida, e em uma fase em que ocorre intensa assimilação e construção daquilo que cada um vai possuir como conhecimento de mundo.

O professor nesse processo, sendo o que normalmente é visto como modelo pelo aluno, deve se preocupar no que refere aos valores que deseja que seu aluno venha a construir, tanto em seu discurso, como em seu comportamento.

Dentro desse contexto Donald W. Winnicott trouxe uma contribuição com uma teoria que trata do desenvolvimento da personalidade e como esta se estabelece na vida do ser humano. Esse olhar psicanalítico, nos permite observar, pensar e refletir para tentar compreender também, como os valores, que participam da personalidade desses indivíduos.

A escola, sendo um ambiente em que o aluno irá permanecer grande parte de sua vida, é responsável também, além da família e outros ambientes, pela construção dos valores. O professor, como figura adulta, (assim como a mãe o é quando se é um bebê), é o norte do aluno no ambiente escolar e as relações e a forma que elas adquirem influenciam na construção daquilo que o aluno irá julgar como modelo a ser seguido ou não, no que se refere a valores.

Portanto, é importante refletir sobre a temática dos valores para que eles sejam trabalhados de forma pensada na sala de aula, a fim de evitar equívocos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com