TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola E Democracia

Casos: Escola E Democracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

No livro de Dermeval Saviani "Escola e Democracia", ele faz uma analise sobre as diferenças e teorias da Educação, sobre a pedagogia tradicional e a nova,e a tecnista que envolve também a marginalidade. O autor destaca ainda os problemas e prerrogativas e as teorias educacionais isso em vários momentos históricos brasileiros.

sobre a realidade da marginalidade da escolarização Saviani procura esclarecer situações claras e didáticas das principais teorias da educação. Apresenta as teorias não-críticas mostrando assim as principais diferenças entre pedagogia tradicional, pedagogia nova e a pedagogia tecnicista. Eventualmente comenta sobre as teorias crítico-reprodutivas, teoria da escola enquanto aparelho ideológico de estado, teoria escola dualistas.

A pedagogia tradicional coloca a educação como direito de todos e dever do estado, a escola surge como um antídoto á marginalidade, seu papel é difundir a instrução, transmitir os conhecimentos acumulados.

A pedagogia nova surge devido as críticas a pedagogia tradicional, com esperança de corrigir o fenômeno da marginalidade. A pedagogia nova começa esboçando uma nova maneira de interpretar a educação. Segundo essa teoria ,a marginalidade deixa de ser vista sob o ângulo da ignorância. Assim a escola deixaria seu aspecto sombrio, disciplinado, silencioso e de paredes opacas, assumiria um ar alegre, motivador, barulhento e multicolorido.

A pedagogia tecnicista surge uma nova tentativa de desenvolver uma escola NOVA POPULAR, essa novo método tem por objetivo tornar o processo educativo de uma maneira operacional e objetivo, postulando-se a introdução do sistema do ensino técnico. A educação está contribuindo para superar o problema da marginalidade na medida em que formar indivíduos eficientes, portanto capazes de darem sua parcela de contribuição para o aumen to da produtividade da sociedade.

As teorias críticos-reprodutivas o primeiro grupo de teorias concebe a marginalidade como um desvio, tendo a educação por função a correção desse desvio. As teorias não- criticas postulam não ser possível compreender a educação senão a partir dos condicionantes sociais. Existe uma dependência entre a educação em relação a sociedade ou seja a função própria da educação na reprodução da sociedade em que ele se insere.

Com as diferentes manifestações aparecem grupos ondem comentam teorias que alcançaram um maior nível de elaboração.

Teoria do ensino enquanto violência simbólica trata-se de uma analise da educação como um fato social, com condições logicas de possibilidades de toda e qualquer educação para toda e qualquer sociedade de toda e qualquer época ou lugar.

O livro não está se referindo a educação como um fato social, e sim das condições da educação , para toda e qualquer sociedade independente da época ou do lugar, todos tem direito a essa formação, pois sendo de outra maneira os autores entendem isso como violência simbólica ou seja educação não é para todos da mesma maneira uma situação inevitável entre sociedades ou classes. O abandono escolar poderia ser menor , se um projeto politico pedagógico realmente fosse utilizado nas escolas.

Quando se refere sobre projeto politico pedagógico nas escolas , esta se referindo a algo bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com