TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Pré-Sócraticas e Seus principais Filosofos

Por:   •  25/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 9

Escola Estadual Nascimento Leal

Licenciatura em Filosofia

     

Gabriel Nunes De Souza

Luana Aparecida Coelho Castelani

Vitória Moreira Da Silva

Escolas Pré-Socráticas

Principais Ideias Defendidas Pelos Filósofos Pré-Socráticos

Alvorada/Carangola-MG

2022


Gabriel Nunes De Souza

Luana Aparecida Coelho Castelani

Vitória Moreira Da Silva

Escolas Pré-Sócraticas

Principais ideias defendidas pelos filósofos Pré-Sócraticos

Trabalho apresentado na Escola Estadual Nascimento Leal

Orientador: Gabriel

Alvorada/Carangola-MG

2022


Sumário

Página 1: Introdução

Página 2: Escola Pitagórica

Página 3-4: Escola De Mileto

Página 5: Escola Eleática

Página 6: Escola Pluralista

Página 7: Escola de Éfeso


Os pré-socráticos, foram aqueles que antecederam Sócrates, porém como alguns dos pré-socráticos viveram na mesma época que Sócrates, a principal definição para eles é que eles foram filósofos que possuíam uma reflexão filosófica diferente dá de Sócrates, isto é as investigações dos pré-socráticos era voltado para natureza, enquanto a reflexão de Sócrates era voltado ao ser humano.                                                                                                        

Os pré-socráticos desenvolveram suas teorias entre o século VII e século V antes de Cristo. Os pré-socráticos foram os primeiros a romper com a explicação mitológica, que consistia em histórias fantasiosas, eles buscaram explicar a natureza de forma racional e lógica, ou seja, utilizando a razão. Os pré-socráticos através da razão que é o "Logos" observavam a natureza (PHYSIS) e nela encontravam padrões ou leis que regem o universo (cosmos) dessa forma, olhando racionalmente para natureza e para leis que regem o universo e que os pré-socráticos vão em busca dá Arché. A Arché é a substância primordial do universo é o que deu origem a tudo, em relação a Arché muitos filósofos divergiram, resumidamente os pré-socráticos foram em busca de uma explicação racional e sistemática das características universo que é a COSMOLOGIA  de modo a substituir a antiga explicação sobre a origem do mundo baseado nos mitos que era á COSMOGONIA.

A uma certa dificuldade a entender os pensamentos dos pré-socráticos porque muito dos escritos dos pré-socráticos foram perdidos ou alguns filósofos nem chegaram a deixar nada escrito, muito do que sabemos sobre os pré-socráticos, vem em fragmentos e citações feitas por outros filósofos posteriores.


ESCOLA PITAGÓRICA

A escola Pitagórica era voltada para a meditação e o cuidado com a alma, tinha algumas leis e mandamentos importantes. Os Pitagóricos iniciantes aprendiam que deveriam distribuir comunitariamente seus bens entre os membros, e imperava a camaradagem, a obediência e a hierarquia. Os membros dessa escola se reagiam pela austeridade, ou rigidez, sobriedade, inflexibilidade, seriedade e também pelo ascetismo ou renúncia ao prazer. Pela manhã, faziam caminhadas solitárias e meditativas, preferencialmente em lugares calmos, como bosques e templos, em seguida, reuniam-se para a discussão sobre doutrina sagrada e para a análise do que havia acontecido no dia anterior, visando desenvolver a memória e manterem-se conscientes de sua conduta, corrigindo os possíveis erros cometidos, após isso praticavam exercícios corporais e se alimentavam, essa alimentação era vegetariana, por vezes almoçavam pão com mel, era proibido o consumo do vinho e da carne, afinal era proibido a caça, e curiosamente evitam comer feijão, como foi ensinado a Pitágoras pelo rei, amazias em viagem ao Egito, o porquê disso, ainda é um mistério. Os Pitagóricos usavam uma bata branca simples e purificavam a mente com estudos, tinham tendências místicas religiosas e científicas racionais, tinham ainda a ideia de que, a decida de Deus para o corpo humano era feita em 6 estágios:

1-Mente pura;

2-Intelecto;

3-Espírito racional;

4-Alma intermédia;

5-O corpo.

  O nosso corpo seria criado em correspondência com os macrocosmos, ou o mundo. Nos primeiros anos os iniciantes não podiam falar, só ouviam os ensinamentos e nenhum deles podiam contar o que ouviam para ninguém que não fizesse parte do grupo. O pitagorismo influenciou o platonismo, o cristianismo e sociedades secretas como a maçonaria. Dentre os principais integrantes da ordem pitagórica podemos citar, Pitágoras, Filolau, Alcmeão, Hipaso e Hipódromo

Pitágoras:

 Pitágoras dizia que a Arché era os números para ele a natureza é feita de um sistema de relações e proporções matemáticas, tudo que existe pode ser quantificado, contabilizado, traduzido em números, ou seja, todas as coisas são números, portanto os números, isto é as proporções harmoniosas entre as coisas é que regiam o universo.


Escola de Mileto

A escola de Mileto, considerada a primeira escola filosófica, buscava respostas para organização da physis. A escola de Mileto parte de 3 principais filósofos, Tales, Anaxímenes e Anaximandro, eles tinham um ponto em comum que os diferenciava de outros pré-socráticos, eles eram monistas(Monismo busca uma substância única, a causa, um único princípio que deveria ser utilizado para explicar todas as coisas do cosmos), isto é, os filósofos de Mileto partem de um princípio, de uma arché, mas uma arché unitária, a partir desse elemento, dessa arché, desse princípio único que da origem o movimento ou a toda dinâmica, a toda estrutura plural da physis. Mileto fica localizado na Jônia, a Jônia está no território do vasto da Grécia antiga, mais especificamente na Ásia menor, na parte Ocidental da Ásia menor.

Tales de Mileto:

Tales de Mileto é considerado por Aristóteles como sendo o primeiro filósofo, pois foi ele que deu origem a utilização da razão para explicar ao universo a sua origem e tudo que nele existe para Tales a água era a Arché, ou melhor, a umidade, Tales não se referia apenas a substância água, mas a tudo aquilo que era úmido, para ele a água era a substância primordial, pois tudo que havia vida ou traz vida era úmido, a inexistência de umidade, a completa seca corresponderia a não existência, a morte. A água também pode ocupar qualquer forma e se apresentar em diversos estados nos quais todos os seres, dá natureza estão inseridos nos quais são: sólido, líquido e gasoso. Outro ponto importante é que Tales possivelmente fez uma viagem ao Egito onde lá observou que as cheias do Rio Nilo fazem com que à terra ficasse fértil e também observou civilizações se desenvolverem nas margens dos Rios. O pensamento de Tales deu origem ao termo MONISMO que é a doutrina que considera o mundo como sendo regido com um princípio fundamental único.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com