TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais Filósofos e seus pensamentos

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  3.409 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Cruzeiro do Sul Virtual

Atividade de aprofundamento Unidade II – Filosofia

Tema: Os principais Filósofos e seus pensamentos

Bauru

2015

a)

Sócrates

O pensamento de Sócrates pode ser resumido em uma frase “só sei, que nada sei” sendo assim primeiro precisamos reconhecer a ignorância para abrirmos as portas do conhecimento. Para ele só existe a dúvida, qualquer conhecimento nasce da dúvida.

Seu método nada mais é do que o questionamento do que já existe, questionar, desmontar o conhecimento anterior, reconhecendo a ignorância para o nascimento e a construção de um novo conhecimento.

Platão

O maior discípulo de Sócrates, aquele que registrou os pensamentos de Sócrates, já que não existe nenhum registro de seu pensamento. Ficou conhecido no mundo da filosofia pelo Mito da Caverna.

Segundo ele os seres humanos viveriam dentro desta caverna presos sem perceber e da porta desta caverna reflete o que é real. Para Platão existem dois espaços.

O mundo das ideias que é o mundo real, o mundo perfeito, inteligível, refere-se a uma intuição intelectual, as ideias não podem ser mudadas, o bem é a mais importante. Teoria da Reminiscência que é a recordação do que passou o que se tem na memória.

O mundo sensível que é acessível pelos sentidos, o mundo ilusório, os objetos são sombras dos objetos reais. Teoria da Participação um reflexo da sua respectiva Idéia Inteligível.

Platão privilegia o mundo das ideias, pois para cada “sombra” que existe no mundo sensível, há uma essência imutável no mundo das ideias.

Aristóteles

Foi aluno de Platão, ele se destacou como um dos alunos mais brilhantes do mestre.

Sua filosofia se baseia em três distinções fundamentais:

Substância

A importância do concreto, aquilo que é em si mesmo. Essência, atributos essências das substâncias e o Acidente, atributos que a substância pode ou não ter.

Matéria e forma

Matéria é o princípio indeterminado de que o mundo físico é composto, é caracterizada pela indeterminação, é pura passividade, contendo forma em potência.

Forma é aquilo que faz com que uma coisa seja o que é, é um princípio inelegível, é a essência comum aos indivíduos de uma mesma espécie.

Potência e Ato

Potência é a ausência de perfeição, é a capacidade de tornar-se algo, precisa da ação de um ser já em ato.

O movimento é a passagem da potência em ato, é o ato de um ser em potência, é a potência se atualizando.

Santo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com