TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Filósofos Arcaicos

Por:   •  10/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 2

PRINCIPAIS FILÓSOFOS ARCAICOS E ANTIGOS: PRINCIPAIS OPOSIÇÕES.

ANAXIMANDRO X ANAXÍMENOS.

1-ANAXIMADRO.

R: Apostava na indeterminação como princípio dos cosmos e por isso chamou de ápeiron (indefinido) para ele, o mais potente precisa ser o mais indefinido, pois a definição limita o poder.

2-ANAXÍMENES

R: Apostava que a princípio cósmico era como um elemento determinado ou estado volátil determinado que chamou de “ar”. É semelhante a TALES.

HERÁCLITO X PARMÊNIDES

3-HERÁCLITO

R: É o filósofo do mobilismo universal. A única realidade concreta é o movimento, que dá lida ao cosmo e se baseia em lei interna de equilíbrio de opostos e transformação de energia em matéria segundo medidas invariáveis.

4- PARMÊNIDES

R: Ao contrário de Heráclito afirmou o princípio absoluto é repouso absoluto, pois, sendo perfeito e autossuficiente, de nada carece para ser ao contrário de “ponta rei” (tudo flui) de Heráclito afirmou. ”O ser é e não pode ser, o não ser não e não pode ser.

DEMÓCRITO X  EMPÉDOLES

5-DEMÓCRITO

R: É o criador do otomismo cósmico. Antes se acreditava que inúmeras coisas tem que ser formadas por inúmeras coisas. Já Demócrito afirmou que basta uma combinação inumerável de numeráveis coisas invisíveis: os átos.

6-EMPÉDOCLES

R: Não postulava a existência de átomos (partículas indivisíveis) pois acreditava que um dia tudo estava dissolvido em uma única coisa que agregava, por atração (phlia)todas as coisa, assim como no dia em que tudo estará reunido na “coisa única”.

ANAXÁGORAS X PITÁGORAS

7- ANAXÁGORAS

R: Afirmava que o nous governava todas as coisas.”nous significa intelecto” seu pensamento era que o universo só pode ser compreendido pela razão humana porque, foi primeiramente, gerado é mantido por uma razão cósmica.

8-PITÁGORAS.

R: Em lugar de DEMÓCRITO, que postulava puros sólidos indivisíveis , assim como diversamente de Anaxágoras e sua inteligência cósmica, PITÁGORAS postulou a regência matemática e musical do mundo, o cosmo é governado pela simétrica e autoreprodução harmônica de entidade geométricas, aritméticas e musicais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com