TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Essência dos cinco primeiros capítulos do livro "O Desafio da Filosofia" de Marilen Chai COM OPINIÃO ACADÊMICA

Tese: Essência dos cinco primeiros capítulos do livro "O Desafio da Filosofia" de Marilen Chai COM OPINIÃO ACADÊMICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Tese  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO DOS CINCO PRIMEIROS CAPÍTULOS DO LIVRO “CONVITE À FILOSOFIA” DE MARILENA CHAUÍ, COM PARECER ACADÊMICO.

CAPÍTULO 1

A ORIGEM DA FILOSOFIA

Filosofia significa amizade, amor pelo saber, portanto o filósofo é aquele que ama o saber.

Atribui-se ao grego Pitágoras de Samos a invenção da palavra filosofia. Ele teria afirmado que a sabedoria plena pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la e amá-la, afirmava ainda que o filósofo é movido pelo desejo de saber.

A Filosofia é grega:

Diz-se que a filosofia é grega tendo em vista que ela possui algumas características que são peculiares ao povo grego e, portanto diferentes de outros povos e culturas, tais como os hindus, chineses, japoneses, africanos, hebreus entre outros.

Cada povo, com sua cultura e sua história possuíam sabedoria, no entanto existem diferenças entre estas e a sabedoria grega, como por exemplo, o pensamento chinês, que se utiliza da diferença entre os sexos, o Yin e o Yang (feminino e masculino, respectivamente). Já o pensamento grego, na pessoa do filósofo Pitágoras utiliza-se do pensamento em uma generalidade muito mais ampla do que apenas a sexualidade.

O que há no caso de outras culturas são sabedorias, pois são até certo ponto limitadas, deferente da filosofia grega que é uma forma de exprimir pensamentos, muito mais ampla e completa e que por razões históricas e políticas difundiu-se para a Europa e para o Brasil.

Foi através da Filosofia que os gregos introduziram no Ocidente princípios como razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica, arte.

Alguns modos de pensar da Filosofia grega foram incorporados por povos, milenares e de culturas distintas, no que chamamos de ocidentalização destes povos, tais como chineses, árabes, e pelo mesmo motivo alguma sabedorias destas culturas também foram incorporadas à cultura ocidental.

Tendo em vista a colonização européia das Américas, nós herdamos da filosofia grega conceitos como:

1 – A idéia de que a natureza opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais.

2 – A idéia de que as leis necessárias e universais da natureza podem ser plenamente conhecidas por nosso pensamento.

3 - A idéia de que nosso pensamento é lógico e segue leis lógicas.

4 – A idéia de que as práticas humanas dependem da vontade livre, da deliberação e da discussão emocional ou racional, de nossas preferências, segundo valores e padrões que foram estabelecidos por seres humanos e não por divindades ou por outras espécies de forças.

5 – A idéia de que os acontecimentos naturais e humanos são necessários porque obedecem a leis da natureza humana, mas também podem ser acidentais. A diferença entre o necessário e o acidental, nos permite evitar o fatalismo.

6 – A idéia de que os seres humanos aspiram o conhecimento verdadeiro, à felicidade, à justiça.

A filosofia surge, quando alguns gregos, insatisfeitos com as explicações que as tradições lhes davam sobre a realidade, começaram a questionar e a buscar respostas para esta realidade, ou ainda quando estes mesmo gregos insatisfeitos descobrem que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso e que todos podiam, através da razão e do pensamento conhecer e transmitir a mesma.

CAPÍTULO 2

O NASCIMENTO DA FILOSOFIA

A filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza, e isto foi seu primeiro conteúdo, ou seja, a cosmologia, onde cosmos significa mundo ordenado e organizado e logia, da palavra logos, significa pensamento racional.

Os primeiros filósofos não mais se contentaram com as explicações dadas pela tradição, pela religião, pelos mitos, entre outras explicações e em assim sendo iniciaram suas próprias pesquisas para as várias questões que ainda lhes surgiam, questões estas relacionadas à vida, à morte, à existência humana, à natureza entre outras tantas.

A provável data e local de nascimento da filosofia segundo historiadores seriam no século VII e inicio do século VI antes de Cristo, na cidade de Mileto e o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.

Uma dúvida persiste ainda hoje com relação à origem da filosofia, qual seja se ela é um fato grego ou se obteve contribuições de outras culturas. Alguns filósofos como Platão e Aristóteles afirmavam a origem oriental da filosofia, tendo em vista acharem que nas viagens realizadas pelos gregos para comerciar, estes acabaram trazendo diversas formas de conhecimentos de diversos povos e estes conhecimentos foram aperfeiçoados pelos gregos, nascendo assim à filosofia. Esta idéia da filiação oriental da filosofia foi defendida oito séculos depois de seu nascimento por pensadores judaicos e os padres da igreja. Os padres da igreja defendiam esta tese fazendo uma analogia dos pensamentos de Jesus com os filósofos gregos e assim aproximando a filosofia do cristianismo. Já os judeus, com o intuito de valorizar seu pensamento desejavam que a filosofia tivesse uma origem oriental e tentavam ligar a mesma a filósofos como Platão (pretensamente nascido no Egito) e religiosos como Moisés, explicando assim a ligação da filosofia com a Bíblia.

A partir do século XIX aqueles que não aceitaram a tese de uma filosofia de origem oriental passaram a falar em filosofia como milagre grego. Diziam que:

* A filosofia surgiu na Grécia sem que nada anterior a preparasse.

* Que a filosofia foi um acontecimento espontâneo, único e sem par.

* Que os gregos foram um povo excepcional e por isso somente eles seriam capazes de criar a filosofia.

No final do século XIX e durante o século XX, chegou-se à conclusão de que a filosofia tem sim vínculos orientais, sobretudo pela influência das viagens que os gregos faziam, sendo que estas influenciaram sobremaneira dois dos maiores formadores da cultura grega, quais sejam os poetas Homero e Hesíodo que se utilizaram dos mitos e das religiões dos povos orientais para elaborarem a mitologia grega e que depois seria transformada pelos filósofos.

Por outro lado, também é aceitável a teoria do milagre grego, pois de fato eles imprimiram mudanças no que receberam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com