TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Monografias: Estudo Dirigido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  1.177 Visualizações

Página 1 de 3

2. O que é Filosofia do Direito? Quais os objetos de investigação de uma Filosofia do Direito? Por quê?

Resposta: É o campo de investigação filósofica que tem por objeto de estudo o Direito, onde podemos chamar de estudo da teoria do Direito, pois seus objetos de investigação são: o positivismo no direito; quais suas definições, sua funções, fontes de critérios para validar o Direito. Porque se faz necessário a filosofia do direito,para que o poder judiciário na posição do magistrado aplique o Direito de modo subjetivo avaliando os critérios para aplicar a sua sentença, embora no que diz o código tem que se aplicado, ele por sua vez, terá que Julgar não segundo a sua vontade e nem de um modo positivista, ou seja, o que está na norma. Ex: Roubo.Uma pessoa que furta um litro de leite, não pode ser julgado da mesma forma daquele que furta um carro.

3. O que é Filosofia Política? Quais os objetos de investigação de uma filosofia política? Por quê?

Resposta: É o campo de investigação da política e das relações humanas. Seus objetos de investigação são: segundo Aristóteles seria falar do bem comum, ou seja, o homem polítco poderia discutir assuntos que poderia benificar e ser de interesses de todos, e o homem político estava em uma posição privilégiada, pois ele analisava e discutia as questões em relação as leis e a estrutura da sociedade. Portanto a filosofia da política estuda a legitimação e a justificação do Estado e do governo. Porque é necessário a filosofia política para que seja analisada a ética e a moral entre as relações humanas.

4. Como a Antiguidade compreendeu a relação entre ética e política?

Resposta: Segundo Maquiavel apolítica poderia ser pensada sem a ética e a moral, que ela deveria ser como são é não como é poderia ser, ou seja, a polítca deixaria de ser pensada em relação a questões religiosas e morais. Pois para Maquiavel a política se identifca com o poder, que quer dizer, que o ser político teria o poder sobre os demais em uma sociedade e não importava a que custo, seria aquela ideia de que os fins justifica os meios. Na sua Obra “ O Príncipe” ele não introduziu as prática morais e fala que a o mais importante para um Ser político seria a conquista e a mauntenção do Poder, portanto ser manter no poder a qualquer custo.

5. Como os conceitos de ética e política se articularam no pensamento de Platão e Aristóteles?

Resposta:Na visão de Platão e Aristóteles é que os filosofos é quem teria o dom por sua própria natureza, que seria o poder de governar seria apenas dos filosofos, pois eles é que estavam preparados para elaborar as leis, distribuir as funções sociais, e eles tinha isso como justiça ao bem comum.

6. O que podemos entender por jusnaturalismo moderno?

Resposta: Jusnaturalismo que dizer: Direito natural, é apartir dele que podemos criticar a razão daquilo que não é razoável, ou seja, ela não é característica dateoria e nem tão pouco pode ser alcancada por uma ciênica discritiva. Tem como objetivo avaliar as razões humanas no modo de agir, ou melhor dizendo ele é intrínseco.

7. Elabore um quadro contendo as semelhanças e diferenças existentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com