TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Marx

Artigos Científicos: Estudo Dirigido Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO DE SOCIOLOGIA – MARX

1- O que é dialética? É a relação entre o particular e o universal. A arte que demonstra uma tese, por meio de uma ARGUMENTAÇÃO capaz de distinguir e definir os conceitos envolvidos em uma discussão.

2- Qual é a diferença entre o materialismo de Feuerbach e o materialismo histórico ou dialético?

* Materialismo de Feuerbach: O homem se submete as forças por ele mesmo criadas. Nega o conceito que exista primeiro a ideia e depois a matéria. Para o mesmo a ideia da maça real precede a ideia de maça, para ele o homem é essencialmente antropológico na característica humana, pois adquire sentimentos e sensibilidade.

* Materialismo Histórico: Um estudo da sociedade, da economia e da história em que tenta-se demonstrar que é na exploração que se encontra a forma mais essencial de se explicar as relações dos indivíduos.

* Materialismo Dialético: arte de dialogar, contrapor e contradizer as nuances da sociedade a fim de levar as novas descobertas, onde a realidade é dialética, ou seja possui suas transformações a partir de contradições internas.

3- O que é alienação? Qual é, para Marx, o fundamento da alienação? Preocupação do individuo com apenas o que lhe interessa. Para Marx o fundamento da alienação é a divisão do trabalho. Pois o trabalhador não possui a visão completa do produto até o final, e sim um único foco na sua área em que seja essencial para adquirir o produto final do trabalho produzido.

4- O que Marx quer dizer ao afirmar que o trabalhador é alienado:

- em relação às coisas;

- em relação a si mesmo;

- em relação ao trabalho?

Que o trabalhador e suas propriedades humanas só existem para o capital. O trabalhador não tem visão ou domínio sobre o que ele produz, ele simplesmente produz por um interesse econômico (necessidade). Sendo assim, o resultado do seu trabalho um produto que ele não possui o controle do mesmo e sim a empresa para onde ele trabalha.

5- O que é estrutura? O que é superestrutura? Como essas esferas da sociedade se relacionam? *Estrutura são as forças de produção, a base do capital, os trabalhadores que vendem a sua força de trabalho para fazerem gerar a economia no estado.

*Superestrutura é a burguesia, estado e as instituições, responsáveis por criarem ideologias que possam garantir o domínio do proletariado(trabalhador).

6- Como se compõe o valor da mercadoria? O valor da mercadoria é composto pelo valor de uso mais valor de troca(tempo do trabalho humano empregado em sua produção). A força de trabalho é considerada uma mercadoria, nesse caso a mesma é a única mercadoria que pode produzir mais riqueza do que seu próprio valor de troca. Sendo assim ela é o “valor necessário para a sua produção e reprodução”.

7- O que determina o salário? É o valor recebido pela prestação de serviço ou conjunto destes por um período semanal, mensal, diário e etc.

8- O que é mais-valia? É a exploração do trabalhador. Uma diferença entre o valor final do produto, e a soma dos valores dos meios de produção e trabalho(bases do sistema capitalista).

9-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com