TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos socios culturais

Por:   •  14/10/2016  •  Dissertação  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje em dia, encontramos um pré-conceito aplicado pela sociedade em relação ao gênero de meninos e meninas. Muitas características são intituladas em cada gênero para reforçar a personalidade da criança. Como azul é dita como cor de menino e cor de rosa como de menina.

Roupas, brinquedos e outras diversas coisas do mundo infantil reforçam essa ideia de separar as os gêneros. Algumas marcas famosas, quebram esse título de azul e rosa no mundo infantil, enquanto outras empresas apenas apoiam essa ideia. As fotos 3 e 4 mostram um pouco dessa quebra de cores. A loja de roupas infantis, Tigor, quebra esse conceito de cores substituindo o tão famoso azul masculino por uma cor mais neutra, no caso o amarelo, porém mantem-se o rosa na parte feminina na loja Lilica Ripilica. Pode-se notar que para manter a diferença de menino e menina nas duas marcas temos os “animas”, na foto 3 temos um tigre para representar o mundo masculino como animal feroz. Já na imagem 4 temos uma gata que mostra a delicadeza feminina.

A tradição das cores ainda prevalece muito na rede de brinquedos, como podemos observar nas imagens 1 e 2, as cores das bicicletas falam por si, uma rosa com uma cestinha, e outra azul. Os gêneros estão separados nitidamente na nossa linha de brinquedos para crianças pela cor.

Acredito que essa diferença de cores para masculino e feminino ainda permanecerá por muito tempo, esse conceito muitas vezes só é quebrado quando a própria criança já cria seu senso de escolha e passa a opinar em seus brinquedos e peças de roupas, mas enquanto o poder de escolha é dos pais as “ cores de menino” e “cores de menina” irão prevalecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com