TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estética de Longino

Por:   •  3/10/2016  •  Resenha  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 2

Longino, foi um professor de retórica ou crítico literário que provavelmente viveu entre o século III a.C. e o século I. A obra (O Tratado sobre o Sublime) é comumente atribuída a ele, mas há um desentendimento entre os historiadores da filosofia.

No século XVIII o termo sublime entra em uso indicando uma nova categoria estética, distinta do belo e do inusitado. O conceito obtém maior aceitação com o Tratado sobre o Sublime,atribuído a Longino.

No discurso Sublime o pathos é um dom natural. Segundo Longino todos que passam por uma elevação moral do discurso e por uma paixão violenta arrebatadora, toda plateia teria uma espécie de descarga emocional, que faria com que todos se convencessem e não contestasse o que lhes foi falado, isto seria a definição do discurso sublime. Segundo esta retórico o discurso sublime é uma junção da techné com a physis, para ele o discurso sublime leva ao êxtase.

Longino descreve as coisas do mundo natural em termos de imensidão e violência. O sublime se dirige ao indeterminado, ao que transcende o homem e todas as medidas ditadas pelos sentidos. Por alguns estudiosos o tratado é visto como o texto que antecipa a concepção de gênio. Visto que para Longino gênio é alguém que tem um talento especial, que faz com que reconheçamos as obras de arte sem precisar de regras de composição.

Para ele nascer com um dom era a condição necessária, mas não suficiente para se produzir um discurso sublime, afirmava também que a incapacidade do homem em estabelecer o equilíbrio entre o estudo e o talento produziam três vícios do sublime: A falsa elevação, a falsa paixão, e a falsa erudição. Segundo o autor o homem sábio não se deixa seduzir pelos falsos prazeres do mundo.

Certamente as fontes não agem todas ao mesmo tempo, para que o efeito sublime seja produzido é suficiente que sempre um elemento da physis esteja ligado à um elemento da techné.

Longino defende a ideia de que o orador é tomado pela paixão, e que o discurso bem promovido é capaz de comover a platéia. Por fim, podemos afirmar que embora o assunto possua sua pequena dose de complexibilidade, não podemos negar sua importância e o quão interessante o mesmo se torna quando estudados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com