TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício De Fixação Da Matéria: Natureza E Cultura

Casos: Exercício De Fixação Da Matéria: Natureza E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

A universidade que queremos segue os mesmo conceitos descritos por Luckesi, onde a nosso ver não há mais espaço para aquele modelo utópico, onde os acadêmicos representam meros ouvintes recebendo informações que serão somente memorizadas para aplicação em provas sem qualquer analise, reflexão ou debate. O acadêmico precisa exercitar a criatividade, a crítica, e não só receber o conteúdo e tomá-lo como verdade incontestável. O modelo de universidade que em o professor é considerado centro e detém de toda verdade ou razão também não pode ocupar espaço na área acadêmica, principalmente no ensino superior. O aluno não pode exercer somente o papel de receptor passivo `` O educando é o primeiro agente do processo educativo `` como cita Maria de Lourdes Fávero em Reflexões sobre universidade na sociedade atual, e a universidade não deve tomar como método de ensino o conteúdo meramente discursivo.

Também é tratado com receio o modelo de universidade que não tem compromisso com a pesquisa e fica somente no campo do ensino. Como cita Luckesi em sua obra; `` Uma universidade sem pesquisa não deve rigorosamente, ser chamada de universidade. A nosso ver a pesquisa ajuda de forma efetiva na qualificação do acadêmico e principalmente do curso. A pesquisa proporciona ao estudante a ampliação de seus conhecimentos e o complemento de sua formação acadêmica, e ainda proporcionar avanços na ciência e na própria sociedade. Na universidade que queremos além de dominar o conhecimento o aluno deve saber aplicá-lo, e quando não dominá-lo totalmente saber encontrá-lo, isso por meio da pesquisa, como afirma Paulo Sérgio Lacerda Beirão em um boletim de opinião ao site da UFMG

A universidade que queremos tem que fazer-se continua, sem um modelo definitivo que jamais será alterado ou adaptado, fazendo com que o ensino não se torne ultrapassado. Na universidade que queremos se faz necessário: alto nível de formação profissional, desenvolvimento intelectual, ensino com aplicação, ou seja, utilizar modelos das universidades clássicas para compor uma única universidade que fosse capaz de oferecer o que há de melhor para a sociedade.

A universidade que queremos deve possuir em sua filosofia de ensino o pragmatismo, pois nesse modelo não há muito espaço para o formalismo, verbalismo entre outros, quem são modelos consideravelmente já atrasados, e faz com que o intelectual e o profissional caminhem juntos. Esse modelo de universidade em nosso ponto de vista é o melhor companheiro para o modelo que também tem como prioridade a pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com