TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiencia Filosofica

Monografias: Experiencia Filosofica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 4

A. INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E SABEDORIA:

 Informação: Dados;

 Conhecimento: ação de aprender, de conhecer;

 Conhecer: formar uma representação adequada de um objeto;

 Conhecimento – Senso Comum: superficial; assistemático; resultante do uso espontâneo da razão, isto é, não refletido da razão; fruto do hábito, das crenças e das tradições; aceita passivamente e mecanicamente as idéias; hereditário; acrítico.

 Conhecimento – Científico: radical; rigoroso; sistemático; elabora juízos de realidade (explica “como é” o objeto, isto é, como os fenômenos ocorrem, quais as suas relações e, consequentemente, como prevê-los); recorta o real; particulariza o real.

 Conhecimento – Filosófico: radical; rigoroso; sistemático; elabora juízos de valor (explica “como deveria ser”, isto é, vai além do como é, propõe mudanças); crítica; promove reflexão de conjunto (análise que examina os problemas relacionando os diversos aspectos entre si), interdisciplinar (análise onde se estabelece o elo entre as diversas expressões do saber e do agir).

 Sabedoria: decisões refletidas que visam buscar um caminho para o bem viver; a sabedoria pode ser resultante de qualquer conhecimento; “Querer é comprometer-me a perseverar na minha vontade” – Simone de Beauvoir; “Procura do sentido, procura do centro, tomada de consciência da autenticidade pessoal, não sem angustia nem sofrimento” – Georges Gusdorf.

B. PARA QUE SERVE A FILOSOFIA?

 A Filosofia não é útil, isto é, não visa atender uma aplicação imediata, alteração imediata de ordem prática.

 A Filosofia é necessária, isto é, possibilita o ser humano capaz de superar a situação dada e repensar o pensamento e as ações que ele desencadeia, o indivíduo abre-se para a mudança, metamorfose.

 Ao filósofo incomoda o imobilismo das coisas feitas e muitas vezes ultrapassadas.

 A Filosofia é perigosa.

 A Filosofia pode desestabilizar o “status quo” ao se confrontar com o poder.

 A Filosofia busca a verdade (pôr a nu aquilo que está escondido).

 A Filosofia discute questões, mas não torna o filósofo um indicador de caminhos, de conselhos, um farol, mas sim um estimulador de reflexões que cada um fará para decidir por si mesmo.

C. É POSSÍVEL DEFINIR FILOSOFIA?

 É possível definir a filosofia, mas esta definição não pode ser restritiva, não está à margem do mundo nem constitui uma doutrina, nem um saber acabado.

 A Filosofia pressupõe constante disponibilidade para a indagação.

 Platão e Aristóteles: a primeira virtude do filósofo é admirar-se, isto é, condição para problematizar, capaz de se surpreender.

 Kant: devemos aprender, inicialmente, a filosofar, exercer o direito de refletir por si próprio, de confirmar ou rejeitar as idéias e os conceitos com os quais se depara.

 A Filosofia é uma atitude diante da vida, tanto no dia a dia, como nas “situações-limite” (situações extremas de adversidade) que exigem decisões cruciais.

 O encontro com a tradição filosófica não pode ser passivo, como se ela fosse um produto acabado; mas sim como processo, reflexão crítica e autônoma a respeito da realidade.

D. A FILOSOFIA DE VIDA

 “Filosofar” espontâneo de todos nós.

 As indagações filosóficas permeiam a vida de todos nós.

 Presença do bom senso (núcleo sadio do senso comum): o senso comum com a crítica.

 Você poderá enriquecer sua reflexão pessoal por meio de uma argumentação mais rigorosa, o que não significa sempre concordar com eles.

 A discussão filosófica está sempre aberta à controvérsia.

E. SÓCRATES

 MÉTODO:

1º momento – IRONIA (perguntar)

Objetivo: desmontar as certezas e reconhecer a própria ignorância.

2º momento – MAIÊUTICA (parto)

Objetivo: dá luz às idéias novas.

GERAL

• Por meio de perguntas, destrói o saber constituído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com