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FILOSOFIA DA LEI PHANTUM KANT

Relatório de pesquisa: FILOSOFIA DA LEI PHANTUM KANT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

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FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE– FANESE

CURSO DE DIREITO

EDNA SANTOS GUIMARÃES

FILOSOFIA DO DIREITO DO FILÓSOFO KANT

ARACAJU-SE

2014

EDNA SANTOS GUIMARÃES

FILOSOFIA DO DIREITO DO FILÓSOFO KANT

Trabalho apresentado no curso de graduação em Direito na disciplina de Filosofia Geral e do Direito para obtenção de pontuação na referida matéria.

Professor: Me. Geraldo Freire Lima

Turma: 1501B

ARACAJU - SE

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................................03

1. BREVE HISTÓRICO................................................................................................04

2. FILOSOFIA DO DIREITO PARA KANT.............................................................06

CONCLUSÃO.........................................................................................................................08

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................09

INTRODUÇÃO

Opresente trabalho é realizado com o fito de analisar a contribuição do pensador da modernidade -Immanuel Kant, o qual revolucionou o pensamento filosófico conhecido até então, para a filosofia do direito.

Assim sendo, o início do presente estudo será feito um breve histórico, abordandoo posicionamento de Kant no panorama filosófico.

Em seguida, analisa-se as implicações do pensamento Kantiano no âmbito do Direito.

1. Breve Histórico

Immanuel Kant, nascido em 22 de abril de 1724, nascido na Alemanha, dedicou-se na Universidade de Koenigsberg, inicialmente a Teologia e em seguida às Matemáticas, Ciências Naturais e à Filosofia. Falecido em 12 de fevereiro de 1804.

A primeira parte da atividade filosófica de Kant foi respaldada pelo racionalismo dogmático, momento em que foi criado na razão como uma fé. Tempos depois, foi despertado pelo empirismo cético, momento em que apareceu suas três críti

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cas, quais sejam: Crítica da Razão Pura, Crítica da Razão Prática e Crítica do Juízo.

Assim, de forma sucinta tem-se que no sistema kantiano a razão pura, publicada em 1781, trata-se de um conjunto de conceitos puros, a priori. Nesta obra, Kant estudou a questão

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