TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA DE TRABALHO DA LEI

Tese: FILOSOFIA DE TRABALHO DA LEI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Tese  •  3.297 Palavras (14 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 14

ROSANA GUIMARÃES OZÓRIO

CURSO DE DIREITO

FILOSOFIA. CONTRIBUIÇÃO DE S. AGOSTINHO E THOMAZ DE AQUINO PARA O DIREITO.

CUIABÁ/MT

2014

TRABALHO DE FILOSOFIA DO DIREITO.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo buscar no passado fenômenos humanos que contribuíram para a historia da filosofia do direito, nos foi mister buscar grandes obras, em especial dois personagens tão conhecidos dentre os filósofos, como Santo Agostinho e Santo Tomaz de Aquino.

A partir de então, surgi novos pensamentos filosóficos para despertar a reflexão na busca da verdade em sua totalidade de sentidos para nortear o homem e o mundo com a importância em sua formação teórica e pratica no direito, Iniciaremos com um breve histórico de nossos personagens.

Por volta do inicio da Era Cristã, a expansão do Império Romano promoveu o encontro da Filosofia Grega com o Pensamento Judaico e com o Cristianismo. Aurelius Augustinus viveu na Idade Antiga, porém, tornou-se um dos nomes de grande expressão na Idade Média Filho de Mônica, fervorosa cristã e de Patrício, um proprietário de terra pagão, residente em Tagaste, norte de África, extensão do vasto Império Romano. Sua vida é marcada por transitar pelas principais vertentes filosóficas e religiosas de seu tempo, buscando incansavelmente pela verdade e pelo conhecimento. Antes dos 20 anos já tinha um filho, de uma relação não formalizada. Aurelius Augusto, até acontecer a sua conversão, grande desejo de sua mãe, Santo Agostinho conhece , o maniqueísmo; Roma e Milão. Nesta cidade, tomou contato com o neoplatonismo. No campo intelectual, tornou-se um grande orador. Foi aluno e professor de retórica;

Foi adepto do Ceticismo dos acadêmicos, corrente que abandonou em seguida, por não encontrar nela o nome de Cristo, porém tinha grande apreço pelos neoplatônicos, caminho pelo qual ele teve acesso ao pensamento de Platão, base para a vida religiosa.

Neste contexto fundiram-se as mais variadas tendências Filosóficas, teóricas e Teológicas e inúmeras Seitas de dissidências diversas.

Santo Agostinho, o brilhantismo devido à sua produção literária e filosófica. Outro elemento importante foi a sua própria história pessoal. Nela, observamos “que a sua glória consistiu precisamente em ter conseguido elevar-se do abismo da concupiscência e atingir a graça. Quanto mais profundo o abismo, mais resplandeceu a luz das cumeadas.” vivenciou as contradições humanas superando-se, e foi reconhecido pela História da Filosofia e também da Igreja por sua doutrina e teorias que formulou. Ao ponderarmos tudo isso e por acreditarmos na capacidade de amor do ser humano: o amor em Agostinho apresenta três dimensões bastante distintas, mas que se completam. Primeiro, há um amor intimamente ligado à realidade mundana, à incongruência, à paixão e às misérias mundanas. Em segundo lugar, devido às suas inconsistências morais, ele amplia sua história e parte à busca de um bem perene e, por último, o amor na sua plenitude. As duas primeiras realidades são bastante distintas, mas se aproximam e se relacionam com a nossa: o amor às coisas perecíveis e o amor ao Transcendental que atinge seu píncaro quando ele, após sua conversão, enfoca o caráter transcendental do amor atingindo a Alegria Ontológica (terceira realidade). A nossa reflexão é de caráter antropológico, porque o amor habita o ser humano, englobando a totalidade da pessoa, seus sentimentos, pensamentos e a sua relação com os outros, constituindo valores que o fazem aperfeiçoarem sua existência, sendo bom, justo e amável. Além da análise antropológica, para a compreensão desse fenômeno, que é o amor, faz-se necessária à metafísica, porque somente nesse plano o amor concretiza-se como plenitude do ser, pois está além do aspecto físico, é algo existente na alma humana, transcendente, que não se pode provar por leis físicas, mas através de um discurso filosófico sobre o ser humano, indagando sobre o que existe para além do seu ser físico. Portanto, nosso discurso é antropológico e metafísico, visto que o amor é algo que faz parte da totalidade humana e o homem não é somente racional, mas é dotado de um sentir que o caracteriza como ser humano. Assim, a totalidade e realização do ser humano se dão quando ama, pois, quando ama, humaniza-se.

A temática não será tratada sob a óptica de uma teologia agostiniana. Não é esse nosso objetivo, embora, muitas vezes, ao abordarmos a relação do ser humano, o outro e Deus, o Outro Absoluto, dá-se essa conotação. Trata-se aqui, não de uma teologia, mas sim de uma filosofia cristã haja vista frases notórias como: ”Bem como toda a carência é desgraça, toda a desgraça é carência.” A relevância do tema está no fato de tratarmos das relações humanas fundamentadas no amor humano e também com o Outro Absoluto. Destarte, partimos do amor no plano físico, e elevá-lo-emos à dimensão de plenitude, o que denominamos de Alegria Ontológica, ou seja, quando estudamos a concepção de amor em Agostinho verificamos que há o amor no plano físico e para além do físico. O amor no sentido físico está relacionado ao plano estético, da beleza, da atração física, pelo modo de pensar e de sentir do outro, àquilo que é visível aos olhos do Jovem intelectual e curioso em sua busca pela Verdade, integrou-se a várias seitas e doutrinas. Identificando-se no Cristianismo. Tornou-se bispo de Hipona. Embora apoiado no Cristianismo, ele fez uma reavaliação deste pensamento Helenístico pelas grandes teses do Platonismo. E, afirmava que “o mundo concreto que conhecemos a partir dos nossos sentidos, é uma reprodução imperfeita do” mundo das ideias”. Essas ideias são as essências dos seres.”

Explica o Pensamento Humano pela sua Teoria da Iluminação: “nossa consciência quando elabora um conceito, não está fazendo uma abstração da realidade, nem está tendo uma lembrança de uma ideia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com