TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  29/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO DE FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

        Educação em seu sentido mais amplo exprime a forma com a qual indivíduos de uma certa cultura repassam seus costumes às suas diversas gerações, pode ser considerada como valores éticos e forma de comportamento perante a sociedade. Já a educação escolar e pautada em repasse de conteúdos e metodologias de ensino, cultura, valores éticos e exercitação do raciocínio lógico. Portanto, a educação está intimamente ligada a cultura sendo que as duas coexistem em função da integração do sujeito para a boa convivência em sociedade.

        A escola se torna uma instituição social, pois é responsável pela humanização do homem o que de fato é de fundamental importância para sua socialização. Ensinando ao ser humano valores e princípios, além de conhecimentos adquiridos de nossos antepassados a escola vem sendo a principal fonte de cultura social existente, visto que a educação informal é um pouco restrita apesar de ser também muito importante para a humanização do indivíduo.

        Sabendo que a escola é uma das principais fontes de saber existentes na sociedade sabemos também que será ela responsável por formar cidadãos conscientes e críticos perante as relações de poder existentes. Entretanto percebemos que a escola é uma instituição ainda falha, que possui defeitos, no entanto sabemos também que esse caminho já foi iniciado e está sendo percorrido. A população já não aceita simplesmente verdades prontas, já questiona, quer saber o porque, como disse Foucault  em seu pensamento, que a massa já sabe por si só, e que não necessitam dos sábios para pensar. No entanto, existe uma força maior que a barra, que a impede de saber mais, de questionar. Esta barreira feita por essa força, não é inquebrável, mas para que ela deixe de existir a escola deve cumprir seu papel, de levar o aluno a exercitar seu saber, tornar-se crítico, mesmo que as vezes o próprio esteja relutante.

        A ideologia pode ser considerada como um conjunto de ideias, pensamentos, princípios, portanto a mesma permeia a escola a partir de conceitos éticos, ou não, passados através das gerações. A prática pedagógica também é interferida pelas ideias prontas, por diversas vezes a forma de trabalho obedece ideologias e princípio docentes, políticos ou locais que permeiam a escola e consequentemente a forma de trabalho nela aplicada é modificada. Para Karl Marx  a ideologia advém da maneira como os homens se relacionam para produzir sua existência, pois cada meio produz formas diferentes de viver, conviver e aprender e consequentemente a  educação e sua prática pedagógica.

        A sociologia da educação contribui grandemente para compreendermos as relações anteriormente citadas, pois o ser humano é uma ser eminentemente social e para compreendermos suas relações e ideologias é necessário que estudemos suas atitudes mediante a sociedade, principalmente em seu local de aprendizagem, ou seja, onde acontece a educação, ou humanização do ser. A escola acaba por ser o primeiro local, depois da família, onde a criança se encontra em local de eminente interação e formação crítica e social, o que torna a sociologia da educação tão importante nas instituições educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com