TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ELIANE RANGEL BICUDO

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Atividade para Avaliação Semana 4

2018


-------------------

PRODUÇÃO DE TEXTO E COMUNICAÇÃO:

Atividade para Avaliação Semana 3

Trabalho desenvolvido para disciplina Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

2018

SUMÁRIO

1 – Questão 1 ............................................................................................................... 3

2 – Questão 2 ............................................................................................................... 4

        

  1. Como a meritocracia se relaciona com o processo educativo?

Resposta:

Meritocracia é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo.

Nas escolas o merecimento é avaliado pela maior nota em uma determinada avaliação.

Este sistema de meritocracia adotado não tem se demonstrado eficaz ou justo dentro da realidade social, pois não leva em conta as diferenças sociais e educacionais de cada indivíduo, levando a uma concorrência desleal, uma vez que há indivíduos que tiveram acesso a boas escolas e pais que tem um padrão financeiro mais elevado.

  1.  A partir dos textos lidos e vídeos assistidos, discorra sobre a importância de
    Durkheim para a Sociologia.

Resposta:

Junto de Comte, Weber, E Karl Marx, Durkheim tem uma influência até os dias de hoje por suas concepções acerca da sociologia e do espaço social, assim como o indivíduo e sua relação com os mecanismos de organização.

Durkheim definiu os fatos sociais e como o indivíduo está inserido em atividades coercitivas que o disciplinam para viver coletivamente.

Além disso, ele desenvolveu a solidariedade social, refletindo também sobre a solidariedade mecânica (definida por configurações sociais primitivas), e, a solidariedade orgânica (geralmente complexas e estruturadas como a que vivemos hoje).

Segundo Durkheim à sociologia caberia estudar somente os "fatos sociais" e estes consistiriam em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre esse mesmo indivíduo. As respostas para nossa organização social estariam nos fatos sociais e para isso seria necessária a aplicação de um método para os compreendermos melhor enquanto objeto sociológico, devendo ser vistos como se fossem "coisas" , como se fossem objetos passiveis de analise , assim como a biologia se debruça sobre uma planta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (300.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com