TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓLICOS DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  11/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.856 Palavras (16 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÀRIO INTERNACIONAL UNINTER                                    LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

LUCIANE KAVA DOS SANTOS SOUZA RU 1378956

FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓLICOS DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

IBAITI-PR

2016

LUCIANE KAVA DOS SANTOS SOUZA

FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓLICOS DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Relatório de portfólio do ciclo I, módulo C, Fase I apresentado para fins de avaliação nas disciplinas do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional Uninter

Tutor Local: Flavia Muraroto

IBAITI-PR

2016

RELATÓRIO DO DIA 3 DE OUTUBRO DE 2016

Livro fundamentos socioculturais da educação capitulo 1

           Conversamos sobre Émile Durkheim, tido como o pai da sociologia, e primeiro autor a se destacar com o método sociológico, usou a ciência para estudar a sociedade, definindo sociologia como ciência dos fatos sociais, colocando as seguintes idéias:

Fato social abordagem sistemática e metodológica, é algo ou costume que a sociedade faz sem questionar, é um fato social que nasce na sociedade, mas tem influencia sobre o individuo, tudo aquilo que aprendemos socialmente.

Educação como um mecanismo transmissor da cultura herdada pelas antigas gerações e a conservação do que já foi construído socialmente pelos homens.

Consciência coletiva o conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria.

Vimos que o autor vê as diferenças não como pontos de discórdia, ou mesmo como contradições, mas como diferentes funções sendo elas:

Função acadêmica fornece os elementos de socialização, introjecção da cultura para a manutenção da ordem social.

Função econômica contribui para o desenvolvimento e produtividade.

Função política favorece a convivência social, compreensão e a aceitação das diferenças.

Função distributiva seleciona e mantém os grupos.

Falamos também sobre o que diferencia os homens dos animais é a sua capacidade de transmitir sua cultura através da linguagem e outros pontos como:

Educação intencional, formal ou não formal

Formal é típica das escolas e outras instituições especialmente organizada para educar com métodos. Não formal atividade educativa estruturada fora do sistema escolar convencional.

Diversidade cultural é derivada das condições em que os homens vivem e de acordo com as relações que constroem no ambiente.

Socializar o individuo que vem a ser adaptá-lo a vida social ensinando a eles os hábitos, os costumes, as linguagem, as regras sociais.

Objetivo da educação é reproduzir individualmente a humanidade produzida coletivamente.

Relatório, livro teoria da aprendizagem capitulo 1

Falamos neste encontro das três áreas do conhecimento, filosofia, educação e psicologia.

Filosofia

A filosofia ocidental foi dividida por séculos e subdividida por períodos, idade antiga, idade média, idade moderna e idade contemporânea. Na antiguidade vista também como período arcaico as pessoas se usavam do pensamento mítico para explicar o mundo faziam o uso de mitos contavam historias viam isso como a única maneira de passar a sua cultura aos seus descendentes, justamente por não possuírem a linguagem da escrita. Na idade media a educação tinha como base a fé católica, olhando somente para a bíblia sem poder criar uma nova concepção de mundo. Idade moderna foi feita uma proposta pelos grandes estudiosos que a aprendizagem fosse medida pela razão pela investigação cientifica e pela pesquisa experimental. Idade contemporânea neste período então que é o atual, o pensamento humano se vê nas condições de se expressar de filosofar, de questionar de investigar e tudo com muito mais acesso e liberdade.

Discutimos também sobre senso comum e consciência filosófica, sendo o senso comum  a educação informal, são idéia passadas naturalmente, primeiro no núcleo familiar depois no convívio com outras pessoas, e baseado nos mitos, é Simplício, traz idéias prontas podendo elas ser falsas esta voltado para a demanda da vida cotidiana, mas não podemos esquecer que por milhares de anos foi com base no senso comum que as pessoas conduziam suas vidas ,devemos sim possuir o senso comum mas agregar a ele a consciência filosófica ,para fazer uma analise mais critica passando assim a uma educação formal sistematizada ,fazendo uma reflexão rigorosa e radical.

Psicologia e pedagogia

São tidas como ciências modernas que combinam juntas, sendo a pedagogia a ciência que estuda a criança de maneira didática e a psicologia a ciência que entende a criança, o seu conhecimento o seu psicológico.

Psicologia da educação

Dedica-se aos estudos do processo de ensino e aprendizagem.

Psicologia social

É a interação das pessoas com as outras a sua volta por meio da linguagem.

RELATÓRIO DO DIA 10 DE OUTUBRO DE 2016

Livro fundamentos socioculturais da educação capitulo 2

Falamos da educação e cultura como multiculturalismo interculturalismo, etnocentrismo, e pluralidade cultural.

Multiculturalismo criado pelos grupos que se sentiam descriminados, e a luta pelo respeito às diferenças e pela igualdade aos direitos sociais, pode ser feito por meios de manifestações,de grupos que lutam pela inclusão social,  por exemplo,  os dos homens sexuais com a luta pelo casamento.

O interculturalismo implica a intregação de indivíduos e grupos étnicos minoritários numa sociedade com uma cultura diferente. É aceitação e respeito pelas diferenças.

Etnocentrismo são as atitudes pela qual o individuo ou grupo social, que se considera o sistema de referencia julga os outros a luz dos seus próprios valores como se fossem o centro da realidade os melhores, os perfeitos. Temos como exemplo de etnocentrismo o inicio da colonização do Brasil, onde queriam que todos fossem iguais a civilização européia considerada como modelo perfeito em todos os sentidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com