TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falta De Motivação

Dissertações: Falta De Motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

Por Que a Falta de Reconhecimento Afeta a Motivação e o Desempenho da Equipe?

Sabemos que muitas empresas procuram elaborar algum tipo de programa para manter seus funcionários motivados. Claro que, além disso, elas têm outros objetivos estratégicos. Mas a questão é: será que a desmotivação ainda é um problema que assombra muitas organizações? Quais as conseqüências e os impactos no desempenho dos colaboradores? Que ações são necessárias para mantê-los motivados?

Só para citar alguns exemplos, tem empresas que buscam motivar seus funcionários por meio do clima organizacional, promovendo um ambiente de trabalho agradável, onde as pessoas passam a colaborar mais com a equipe, e são considerados parceiros estratégicos; nessas organizações prevalece à união, a cooperação e uma boa relação entre chefia e subordinados. Outras firmas investem em programas e políticas de RH, tais como: planos de benefícios, qualidade de vida no trabalho (QVT), programa de desenvolvimento individual (PDI), planos de carreira e sucessão, e, além disso, procuram dividir o “bolo” com os funcionários, por meio das chamadas PLR (Participação nos Lucros e nos Resultados).

Se pararmos para analisar o ranking das melhores empresas para se trabalhar, podemos perceber que as maiores ações estão direcionadas para o capital humano, e boa parte dessas, desenvolvem programas pensando nas pessoas, pois, acreditam que para sustentar a competitividade é preciso investir nos talentos, cujo objetivo é retê-los, melhorar a produtividade, e, conseqüentemente, o desempenho da equipe.

Agora, se formos parar e refletir um pouco sobre o título desse texto, poderíamos focar apenas uma das palavras que compõe este; o reconhecimento. Pois, as demais irão vir em conseqüência desta, onde, a partir deste pressuposto, arriscaria na seguinte hipótese: se houver reconhecimento por parte dos gestores, os membros da equipe ficarão motivados e irão melhorar o seu desempenho e alcançar os resultados almejados.

Vamos resgatar basicamente a teoria dos dois fatores, em que Herzberg aponta que em uma organização existem fatores que causam satisfação e também insatisfação; sabemos que a diversidade em uma instituição é imensa, cujas necessidades intrínsecas de seus colaboradores são diferentes, e, às vezes, o que pode gerar satisfação pra uns, poderá gerar insatisfação para outros. Comenta também que os fatores higiênicos estão relacionados ao ambiente onde este indivíduo está inserido e suas condições de trabalho, ou seja, o clima interno, o estilo de liderança, conflitos entre gestor e colaborador, ausência de reconhecimento por parte da chefia, falta de políticas de recursos humanos, etc. Entre os fatores motivacionais podemos elencar aqueles que estão diretamente ligados ao cargo que a pessoa ocupa e o tipo de atividade exercida por ela, tais como: a função e as tarefas realizadas (descrição do cargo), desafios do cargo, perspectivas de crescimento, etc.

Seguindo como base essa teoria e correlacionando com o tema abordado, podemos dizer que o reconhecimento gera satisfação, mas a sua inexistência causa a insatisfação no colaborador, afetando, inclusive, o seu desempenho, a produtividade, o comprometimento e até mesmo impactando nos resultados, nas metas e nos objetivos organizacionais. Ou seja, a falta de valorização poderá afetar a motivação dos funcionários, interferir no desempenho da equipe, comprometendo a performance da mesma.

Desta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com