TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Felicidade - Aristóteles

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  2.349 Visualizações

Página 1 de 2

Desejo da felicidade

O bem-estar é diferente da mera sensação de prazer, é uma profunda sensação de serenidade e plenitude. Permeia e subjuga todos os sentimentos emocionais.

Condições interiores: felicidade interior (ato de generosidade/amor/bondade), emoções positivas. – Treinamento mental.

Condições exteriores: saúde, educação, viagens, bens materiais. (condições apoiadoras)

1. Numa reflexão pessoal e em diálogo com os vídeos indicados, o que significa para você ser feliz?

2. É possível ser feliz em nossa sociedade?

3. Existe alguma relação entre a felicidade, a justiça e a bondade?

Achei muito bacana a apresentação do Matthieu Ricard, em minha opinião, ser feliz significa estar de bem consigo mesmo.  Para ser feliz é necessário aliar condições interiores e exteriores, ou seja, sempre cultivar emoções positivas como atos de generosidade, amor, bondade, entre outras. As condições exteriores como saúde, educação, viagens, bens materiais, no qual normalmente sonhamos, são condições apoiadoras para a felicidade.

Acredito que sim, é possível ser feliz em nossa sociedade. Embora existam em nosso dia-a-dia: desafios, problemas e sentimentos negativos. No entanto, é necessário um treinamento mental para controlar os sentimentos emocionais que influenciam na tão desejada felicidade.

Quanto à relação entre a felicidade, justiça e bondade, eu concordo com as observações da colega Lisiane. Dificilmente uma pessoa conseguirá ser feliz cultivando emoções negativas em sua mente.

O que, segundo Aristóteles, é a felicidade e como ela se relaciona ao prazer, à liberdade, à amizade, à virtude e à reflexão? A que relação entre felicidade e ética chegamos a partir destes conceitos?

Não se esqueça! Salvo que você seja o primeiro a intervir no Fórum, leia e procure considerar as postagens dos seus colegas antes de deixar o seu comentário. Na mensagem inicial, que retoma o questionamento acima, clique em Responder para deixar a sua contribuição.

Prazo para esta tarefa: as suas DUAS POSTAGENS, EM DIAS DISTINTOS, resultando desses estudos, deverão acontecer entre os dias 11/09 e 18/09. O cumprimento da tarefa no prazo é condição para o registro de frequência, conforme o protocolo indicado no início destas Orientações.

http://www.webartigos.com/artigos/a-etica-em-aristoteles/23318/

A felicidade está relacionada à realização humana e ao sucesso naquilo que se pretende obter, o que só se dá se aquilo que se faz é bem-feito, ou seja, correspondente a excelência humana e depende de uma virtude ou qualidade de caráter que torna possível essa realização. A virtude pode ser ensinada, resulta do hábito.

O prazer, segundo Aristóteles, é o sentimento que guia os jovens. Assim Aristóteles diz que o prazer quando buscado em razão de um outro bem (como a justiça), torna–se mais digno ainda, confirmando a idéia de que o bem só pode ser acrescido pelo bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com