TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Sobre o livro “A PRÁTICA EDUCATIVA”

Por:   •  21/11/2018  •  Resenha  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  1.177 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

NIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

UNIDADE ACADEMICA DE CIENCIAS EXATAS DA NATUREZA

LICENCIATURA EM QUÍMICA

Fichamento Sobre o livro “A PRÁTICA EDUCATIVA” 1 DE ANTONI ZABALA

José hérlison Barroso Parnaiba

2610/2018

CAJAZEIRAS PB


[pic 2]

NIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

UNIDADE ACADEMICA DE CIENCIAS EXATAS DA NATUREZA

LICENCIATURA EM QUÍMICA

[pic 3]

2610/2018

CAJAZEIRAS PB

“A PRÁTICA EDUCATIVA” 1 DE ANTONI ZABALA

‘’ Um dos objetivos de qualquer bom profissional consiste em ser cada vez mais competente em seu oficio’’ ZABALA, Antoni,cap 1pg 13.

 Buscar a competência em seu ofício é característica de qualquer bom profissional. Zabala elabora um modelo que seria capaz de trazer subsídios para a análise da prática profissional. Como opção, utiliza-se do modelo de interpretação, que se contrapõe àquele em que o professor é um aplicador de fórmulas herdadas da tradição, fundamentando-se no pensamento prático e na capacidade reflexiva do docente. Recomenda-se, assim, uma constante avaliação do trabalho por parte do profissional. É se renovar e melhorar profissionalmente cada vez mais.

AS VARIAVEIS QUE CONFIGURAM A PRATICA EDUCATIVA

“Em primeiro lugar é preciso se referir aquilo que configura a pratica.”

 São muito os termos que configuram a pratica, temos muitas variáveis, mais ao meu ver temos em nossa mão algo que eu chamo de liberdade o sistema pode até querer uma certa forma, mais eu tenho uma visão que para poder ensinar a pessoa tem que saber basicamente transmitir esse conteúdo de uma forma simples ou melhor ainda está junto com os alunos de uma forma que chame a atenção deles, nossa visão deve ser flexível, e bem dinâmica pro poder suporta tanta desigualdade talvez nem tenha muito haver com o parágrafos mais não podia deixa em branco.

AS SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS E AS DEMAIS VARIAVEIS METODOLÓGICAS

“Em primeiro lugar é preciso se referir aquilo que configura a pratica.”

Zabala explicita que a ordenação articulada das atividades seria o elemento diferenciador das metodologias, e que o primeiro aspecto característico de um método seria o tipo de ordem em que se propõem as atividades. Ressalta que o parcelamento da prática educativa tem certo grau de artificialidade, explicável pela dificuldade em encontrar um sistema interpretativo adequado, que deveria permitir o estudo conjunto de todas as variáveis incidentes nos processos educativos. A seqüência considera a importância das intenções educacionais na definição dos conteúdos de aprendizagem e o papel das atividades que são propostas. Alguns critérios para análise das seqüências reportam que os conteúdos de aprendizagem agem explicitando as intenções educativas, podendo abranger as dimensões: conceituais; procedimentais; conceituais e procedimentais; ou conceituais, procedimentais e atitudinais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com