TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do livro “O que é cidadania”

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  2.391 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento do livro “O que é cidadania”
Maria Lourdes Cerquier Manzini

PRIMEIRA APROXIMAÇÃO DE CIDADANIA

A cidadania vem sendo mais discutida na atualidade, e nos mais populares meios de comunicação, atingindo a sociedade em todos os níveis, desde políticos aos mais desprivilegiados. A cidadania é levada a tona nos mais diversos movimentos sociais. A cidadania pressupõe igualdade entre os homens, o domínio sobre seu corpo, o acesso a um salário capaz de suprir suas necessidades básicas e liberdade para atuar em partidos políticos, também pressupõe deveres de responsabilidade coletiva, de buscar o direito de todos e cumprir as normas.
A cidadania foi dividida em partes sendo elas direitos civis, políticos e sociais, que seguem  detalhadamente para uma melhor compreensão;

DIREITOS CIVIS

Os direitos civis ao tratar de cidadania fazem menção ao direito de propriedade do próprio corpo, locomoção, segurança e liberdade de expressão, ou seja, direito subjetivo.
A época de ditadura no Brasil, foi um período de anticidadania, onde aconteciam torturas a quem se opusesse aos pensamentos dos dominantes, ferindo assim o direito de domínio do corpo, outro exemplo, é a existência de escravidão em algumas fazendas no Norte e Nordeste do país,
Quanto aos direitos civis de locomoção e de liberdade de expressão estão sendo travadas lutas pelo mundo todo em busca de seu cumprimento.

DIREITOS SOCIAIS

Os direitos sociais tratam do atendimento das necessidades humanas básicas, como alimentação, habitação, saúde, educação, direito também ao trabalho e a um salário que supra as necessidades do trabalhador. Os detentores do capital e do poder procuram administrar a classe trabalhadora mantendo-a passiva desses direitos, mas todavia, este cenário pode ser modificado caso os trabalhadores cidadãos subalternizados procurassem buscar efetivamente esses direitos ocupando os espaços acenados.

DIREITOS POLITICOS

Os direitos políticos tratam do direito livre expressão de pensamento e pratica política e religiosa, e dinamiza a convivência dos homens em organismos de representação direta e/ou indireta e possibilita a resistência á imposição de poderes, e dele se emana os direitos civis e sociais de modo que esses três direitos devem estar vinculados, pois, são dependentes de forças econômicas e políticas para obterem sua efetiva realização.

ORIGEM DA CIDADANIA, ASCENSÃO DA BURGUESIA E CULTURA BURGUESA.

A cidadania se originou no surgimento da vida na cidade, mais especificamente na Grécia onde nas chamadas polis se desenvolveram os direitos e deveres de cidadão. Tinha-se a existência de uma esfera privada, relacionada ao particular, e uma esfera publica, relacionada com o que era comum a todas as pessoas. Em certas cidades gregas desenvolveram-se exercícios de cidadania, mesmo sendo cidades escravistas e a concepção de cidadania estrita. A Revolução Francesa, instaurada, estabelecia normas arbitrarias do regime monárquico ditatorial. Surge para estabelecer direitos iguais a todos os homens através da constituição que é um documento, limitando o poder dos governantes e buscando assim a igualdade. A Revolução Burguesa, ocorreu na Inglaterra, no final do século XVII, com a Revolução Gloriosa de 1688, e com o inicio da era parlamentar.
Galileu Galilei juntamente com Descartes, fizeram um marco da revolução no pensamento, já em Jean-Jacques Rousseau encontramos nele uma cidadania bem diferente, que aponta não para a exploração, mas para relações mais justas entre os homens em sua obra “O contrato social”, diz que busca o regime político legitimo. “nenhum homem tem autoridade natural sobre seu semelhante”;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com