TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Sobre Jobs

Artigo: Filme Sobre Jobs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

DISSERTAÇÃO SOBRE JOBS

O filme Jobs, trajetória do criador da Apple, sua imagem é retratada como uma pessoa que não queria nada, como quando ele ignora sua filha, humilhando funcionários e sua atitude de viras as costas para os amigos quando estes tinham pensamentos contrários aos dele.

O texto ‘’De Kant a Jobs’’ analisa a ‘’ geração de Jobs’’ seus desejos e suas ansiedades. Segundo a teoria a satisfação de uma necessidade básica gera a necessidade de satisfação de outra necessidade de um nível superior não podendo ninguém estar plenamente realizado com seus desejos. A insatisfação de uma necessidade gera a ansiedade, o que é facilmente explorado pelo mercado. É exatamente neste ponto que o texto se liga com o filme.

O consumo vem se tornando uma pratica cada vez mais compulsiva. O ‘’comprar’’ atualmente, não envolve mais somente uma busca de status, mas também uma necessidade de segurança, de inserção na sociedade de informação, onde não estar conectado é sinônimo de desamparo. E é a busca do consumidor do alivio da sua necessidade que é constantemente explorada e manipulada pelas relações mercadológicas. Ou seja essas necessidades estão sendo influenciadas pelo interesse econômico.

Jobs, sendo um publicitário e inventor, está neste contexto de criação da impressão de um desejo e de uma falsa necessidade de possuir aquilo que esta sendo oferecido pelo mercado. Com as propagandas que fazem uma ‘’lavagem cerebral’’ o objeto de consumo se torna algo essencial na vida do suposto consumidor. Desse modo os indivíduos buscam adiquirir o produto como forma de preencher o ‘’vazio interior’’ e acabar com a ansiedade. Entretanto como os indivíduos são bombardeados a todo minuto com novas mercadorias a angustia e ansiedade nunca acaba. Steve foi um dos maiores exploradores desse sentimento de necessidade vital, criando objetos que a humanidade precisa-se ter para ‘’ completar ‘’ a vida do individuo.

Jobs contribuiu para o consumo patológico e a depressão existente hoje na sociedade com a sua criação de objetos ‘’vitais’’. Seu legado ficará para a historia e sua empresa continua com sua estratégia de venda antiga, disponibilizando pouco a pouco novos produtos com modificações muito sutis e pequenas de um modelo para outro e que logo se tornam uma necessidade vital de consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com