TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosfia Pitágoras

Artigo: Filosfia Pitágoras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2014  •  Artigo  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

1.De origem grega, a palavra filosofia significa amigo da sabedoria (philos = amigo e Sophia = conhecimento). Desde a antiguidade, a surpresa e o espanto perante o mundo levam o homem a formular questões sobre a origem e a razão do universo e a buscar o sentido da própria existência. A palavra filosofia é utilizada pela primeira vez por Pitágoras, por volta do século VI a.C., quando se dá a passagem do mundo mítico para a consciência racional. Nesta época, surgem os primeiros sábios (sophos, em grego), principalmente nas cidades jônicas que estabeleceram relações comerciais com o Oriente. Pitágoras celebrizou-se entre os “sábios” da Grécia que julgou a expressão imprópria e presunçosa e preferiu denominar-se “filósofo”, e não “sábio”, isto é, “devotado à sabedoria”.

2.Pitágoras queria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais - não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado; também não é movido pelo desejo de competir- não faz das idéias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores ou “atletas intelectuais”; mas é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida: em resumo, pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém, ela é o que buscamos e que está diante de nós para ser contemplada e vista, se tivermos olhos (do espírito) para vê -la.

3.A admiração pela realidade, a insatisfação com as explicações etradições levaram alguns gregos a se aproximarem da filosofia, fazendo perguntas pra descobrir a verdade das coisas.

4.

5.É um estado em que deixa um indivíduo ficar propenso a questionamentos racionais ou filosóficos, geralmente causados por fatos gerados ou criados em nosso dia a dia podemos ultilizar, diversos fatos que leva um invíduo a ter tendencias à racionalidade ou atitudes filosóficas, por exemplo, a alienação, um fato geralmente criado pela mídia com o objetivo de influenciar a todos em seu benefício, e quanto mais a ação é expressa, mais as pessoas ficam propensa a enxergar ou despertar em si mesmas, o questionamento racional.

6.Sintese:Ato ou efeito de sintetizar; ou obtenção de um todo, a partir dos seus componentes elementos primordiais; ou composição, resumo ou reunião das diversas partes constituintes de um todo: síntese de uma substância; síntese de um programa.

Analise:Ato ou efeito de analisar; ou exame de cada parte de um todo, tendo em vista conhecer sua natureza, suas proporções, suas funções, suas relações, etc.: análise de um mecanismo; análise de dados referentes a um grupo social; ou eparação ou desagregação das diversas partes constituintes de um todo; decomposição: análise de uma amostra de minério; análise de um organograma.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »