TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica E Filosfia

Exames: Didatica E Filosfia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

TEORIAS PSICOLÓGICAS PRINCIPAIS AUTORES E CONCEITOS VISÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A APRENDIZAGEM CONTRIBUIÇÃO PARA PRÁTICA EDUCACIONAL

PSICANÁLISE FREUD.

Estrutura da personalidade:

Id: instintual; princípio do prazer; totalmente inconsciente.

Ego: princípio da realidade; consciência. Parte inconsciente: mecanismos de defesa.

Superego: regras internalizadas, moral. Totalmente inconsciente.

A dinâmica da personalidade acontece na interação entre essas três instâncias.

Processos mentais:

Inconsciente: guarda as pulsões (forças que estimulam o corpo a liberar energia mental – libido e instinto de morte). É responsável por grande parte do comportamento do indivíduo.

Consciente: experiência que a pessoa percebe, incluindo lembranças e ações intencionais.

Pré-consciente: envolve o material que não está consciente num determinado momento mas pode ser facilmente trazida para a consciência. Para Freud, boa parte da educação formal ocorre no período de latência, período do desenvolvimento psicossexual em que a libido está sendo sublimada para outras áreas, principalmente a educação. Assim, a sublimação é o mecanismo de defesa que, desviando parte da pulsão sexual para objetos não-sexuais, torna a educação possível.

Outro conceito importante de Freud para a educação é o conceito de transferência. Nas relações humanas, transferem-se questões e afetos de relações passadas para as relações atuais. Isso, claramente, também se aplica à relação professor aluno. A relação da criança com figuras de autoridade, por exemplo, influencia sua relação com o professor, e portanto sua aprendizagem. Ao compreender a teoria psicanalítica, o professor pode compreender o desenvolvimento infantil, comportamentos que podem parecer sem sentido podem ser entendidos à luz da teoria freudiana do inconsciente, mecanismos de defesa, transferência.

Também há toda a parte de psicopatologia baseada na Psicanálise, que ajuda na compreensão de distúrbios e comportamentos desviantes.

COMPORTAMENTAL

ESTÍMULO-RESPOSTA Skinner: Baseia-se em estimulo e resposta. A resposta que é o comportamento do individuo, tem uma consequência. A consequência serve de estimulo para outra resposta, formando uma cadeia. Esta consequência pode ser boa para o sujeito-reforço-ou ruim-punição. O reforço aumenta a probabilidade do comportamento ocorrer novamente, enquanto a punição diminui essa probabilidade. A aprendizagem é basicamente uma mudança de comportamento que é ensinado através de reforços imediatos e contínuos a uma resposta do sujeito a um estimulo, e que seja mais próxima da resposta desejada. Fortalecidas, as respostas serão emitidas cada vez mais adequadamente, até se chegar ao comportamento desejado. A aprendizagem concentra se na capacidade de manipular programações de reforço, estimulando os comportamentos desejáveis. Concentra se, assim na aquisição de novos comportamentos, e o papel do professor é reforçar os comportamentos adequados para que eles sejam aprendidos.

INTERACIONISTA Vygotsky: A aprendizagem ocorre através da interação. Essa interação com alguém que faz a mediação entre a criança e o conteúdo, mediação também feita pela linguagem, deve gerar internalização do que é aprendido, para que a aprendizagem possa ocorrer. Vygotsky fala ainda da zona de desenvolvimento proximal, onde encontramos o que a criança ainda não sabe, mas tem o potencial para aprender com o auxílio de alguém.

Para Vygotsky, o desenvolvimento da inteligência e da personalidade dependem da interação assim a aprendizagem move o desenvolvimento. O processo de aprendizagem é ativo e colaborativo, ou seja, resulta da ação conjunta entre educador e aluno. O professor é um mediador entre o conhecimento e o aluno. Para ensinar, é preciso descobrir não só o que a criança já sabe, mas também aquilo que ela já é capaz de aprende.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Jean Piaget: A inteligência é algo que se modifica conforme a criança vai se desenvolvendo. Para Piaget, a aprendizagem depende de que haja maturação para aprender algo. O desenvolvimento ocorre por estágios (sensório motor, pré operatório, operatório concreto e operatório formal), que selos tradicionais de alguém a mesma ordem, mesmo que a idade varia para cada criança. A aprendizagem ocorre com formação de esquemas, através de dois processos: acomodação e assimilação. Entende-se que todo ser humano nasce com a capacidade de adaptar-se ao meio e de assimilar e acomodar os objetos externos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com