TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Antiga, Medieval E Contemporanea

Pesquisas Acadêmicas: Filosofia Antiga, Medieval E Contemporanea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  1.647 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Livro – Filosofia e Ética, Pág 60

1. A filosofia antiga, como já dito, tinha por base o fisiocentrismo, em que a natureza exercia o centro de tudo. Eles se preocupam com a origem de tudo e sobre a ordem do mundo. Esta filosofia subdivide-se em 3 períodos:

O cosmológico – que se preocupava com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza;

O período antropológico em que a maior preocupação passa a ser o homem;

O período helenístico – Em que abandonam a crença nas soluções coletivas e passa-se a introduzir uma saída mais individual.

A Filosofia Medieval rompe a antiga e passa como centro Deus. Neste contexto, a filosofia passou a ser mais próxima da teologia.

Todo conhecimento era revelado por Deus.

A principal comunidade passou a ser a igreja, e não a política, que deixou de ser vista como algo ético que possibilitava fazer o bem.

Pode-se perceber grande influência de Aristóteles,em todos os âmbitos, mas especialmente retratado através dos escritos de Santo Tomás de Aquino. E também a influência de Platão através dos pensamentos de Santo Agostinho.

A Filosofia Moderna com fundamentos antropológicos, o homem passou a ser a razão de tudo.

A visão naturalista passa a predominar, em que o homem é “senhor e possuidor da natureza”, de acordo com esse conceito,a natureza passa a ser dominada pelo homem.

Neste período, o conhecimento é fruto do trabalho, provado pela ciência.

2. Hoje ainda há pessoas que vivem de modo antigo, quando se preocupam em saber a verdade e a origem da natureza ou ainda quando se preocupam em serem “éticos”, ou seja, se preocupam no modo correto de se comportar e relacionar diante da sociedade.

Outras pessoas já acreditam que o mundo foi uma criação de Deus, que somos todos filhos Dele, que apenas através Dele a verdade pode ser revelada. Acreditam também que apenas em uma congregação cristã é possível viver o bem, vivendo assim de “modo medieval”.

Ainda existem outro grande grupo de pessoas, que vivem “na modernidade”, têm o homem como centro de tudo, acreditam ser senhores de si. Buscam o conhecimento através da ciência e questionam sobre todo tipo de sociedade,ou ainda que seguem a influência iluminista e defendem

a democracia, o liberalismo econômico e a liberdade de culto e pensamento. 

3.Sim, há diferença. Segundo Kant, a modernidade se caracterizava pela maioridade, o esclarecimento(a modernidade) era a saída do homem de sua menoridade, que requeria que este se torne-se responsável pelo que fazia assumindo todos os riscos, adquirindo assim autonomia.

Kant também pregava que era “mais cômodo ser menor”, sem ter a necessidade de pensar ou esforça-se. Precisando e selecionando “tutores” que são os responsáveis pela tomada de decisões do indivíduo.

Já no conceito hoje temos, observamos que temos ido ao contrário do pensamento kantiano, “seguimos tendências” em todos os âmbitos, vemos uma grande massa ser levada por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com