TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia, Matemática, Física e Pensamento Cientifico

Por:   •  20/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.620 Palavras (15 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 15

ENGENHARIA

Atividades Práticas Supervisionadas 1° Semestre

“Filosofia, Matemática, Física e Pensamento Cientifico”

Nome: Letícia Cristina De Paula Ribeiro

RA:2219377

Polo de matrícula: UNIP JACAREÍ

Ano da postagem 2022

  • Biografia do Filosofo Confúcio

[pic 1]

Tido como um dos principais filósofos chineses de todo o oriente, Kung Fu-tsu mais conhecido como Confúcio, nasceu em meados do século VI (551 a.C.) no estado feudal de Lu (atual província de Shandong). Há muitas controvérsias sobre sua origem, mas acredita-se que seu pai era um militar de 70 anos que engravidou uma menina de apenas 15 anos de idade, sua mãe. Aos 3 anos de idade perdeu seu pai e junto a sua mãe começou a passar dificuldades, no qual se viu a ter que trabalhar desde muito cedo. Ele já foi pastor, vaqueiro, funcionário público e guarda livros.

De pouca interação Confúcio foi uma criança introspectiva porem era muito curioso e interessado.  Sua família era nobre porem estavam empobrecidos. Por ter crescido num período crítico na China de muitas guerras aprendeu sozinho, letras, arte dos arqueiros e música. Sendo muito competente conseguiu emprego como contador na administração local.

Se casou aos 19 anos de idade com uma mulher chamada Chi- Kuan e tiveram um filho. E por mais que sua vida estivesse tomando um rumo de sossego. Ele não se conformava com a pobreza do seu povo. Com a intenção de melhorar a situação, em 530 a.C. abriu sua primeira escola onde nunca rejeitava um aluno por mais simples que fosse desde que se mostrasse interessado e estudioso.

Confúcio tinha como base 3 aspectos fundamentais para seus pensamentos que são a ética, a política e as tradições. Acreditava que podia nivelar a sociedade com educação e que um líder deveria liderar com virtude e exemplo, sendo mais rigoroso consigo mesmo doque com os outros, só assim teria o respeito do seu povo. Chegou a conseguir um cargo público aonde trouxe muitos resultados concretos porem sua excentricidade, não agradaram o rei acabando assim com a oportunidade e tendo que se exilar. Desanimado e com seus 58 anos decidiu sair em peregrinação, levando seus ensinamentos na esperança de um futuro melhor e um governo mais justo. Sua doutrina se baseava se em humanidade, conhecimento, cortesia ritual, integridade, fidelidade, justiça e honra.

Seus principais ensinamentos estão em 3 livros no quais 2 foram escritos por seus discípulos.

Após sua longa peregrinação Confúcio retorna a sua terra natal, e 3 anos depois, ele faleceu. Foi construído um templo em sua homenagem, e ao longo dos tempos se tornou local de veneração.

 Usado como modelo de gestão. O Confucionismo exerce até hoje uma forte influência sobre pensamentos e mentalidade na China.

"Há homens que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido...".

  • Biografia do Matemático Galileu Galilei

[pic 2]

Galileu Galilei foi um dos fundadores da ciência moderna, ele contribui para aeras como física, matemática, astronomia e filosofia. Durante seu trabalho galileu teve a iniciativa de mostrar que as ideias de Aristóteles a respeito dos corpos e forças que causam movimentos estavam erradas.

Galileu nasceu em 15 de fevereiro de 1564 em Pisa, na Itália. Foi filho mais velho de um musico conhecido que tocava Alaúde. Ao decorrer dos anos Galileu se viu entre estudar para virar um padre ou médico.

Seu pai o incentivou e ele se matriculou no curso de medicina na universidade de Pisa e em seguida resolveu mudar sua matricula para matemática, na mesma universidade. Oque não agradou seu pai nenhum pouco, logo em seguida ele abandona a faculdade, não concluindo nenhuma das graduações e se mudou para Florença e começa a dar aulas particulares para seu sustento.

 No ano de 1589, foi nomeado professor de matemática, mas não foi bem aceito por outros professores por não concordar com as teorias daquele tempo. Mas acabou desencadeando a vontade de saber e se aprofundar no estudo do movimento dos corpos desenvolvendo ideias conflitantes com as de seus contemporâneos.

Um dos pensamentos mais importantes de Galileu, era que ele considerava a matemática a chave principal para compreender o universo. E o fato é evidenciado no seguinte trecho:

A filosofia está escrita neste grande livro- o universo- que permanece aberto para nós, mas não pode ser compreendido senão por quem entenda a linguagem e interprete os caracteres em que foi escrito sua linguagem. Sua linguagem é a matemática e seus caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem os quais é humanamente impossível compreender uma só palavra dele, sem eles, estaremos vazando em um labirinto escuro” Galilei, 2004 p.46”

Galileu teve importantes teorias sendo algumas delas sobre o pêndulo simples, queda livre e o heliocentrismo.

Também tendo parte da ciência, Galilei teve sua contribuição cientifica onde iniciou uma nova era na astronomia, foi o primeiro astrônomo a acessar novos conhecimentos com o uso do telescópio, e nesse tempo defendeu o conceito de que a terra não era o centro do universo. E descobriu as quatros maiores luas de Júpiter, e as fases de Vênus. Em 1952 se mudou para Pádua, para lesionar na universidade da cidade.

O fim de sua vida foi bem complicado, encontrou diversos problemas com a igreja católica tendo que renunciar várias de suas descobertas sob ameaça de pena de morte. Foi condenado a prisão domiciliar em sua casa em Arcetri. Onde faleceu cego no dia 08 de janeiro de 1642.

Com o decorrer dos anos a igreja católica foi retirando a ordem de restrição dos seus livros e em 1835 tudo foi liberado.

“Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de senso, razão e intelecto, pretendeu que evitássemos o uso deles”

  • Biografia do Físico Isaac Newton

[pic 3]

   Nascido em Woolsthorpe, Inglaterra no dia 04 de janeiro de 1643, Isaac Newton recebeu o mesmo nome de seu pai que falecera alguns meses antes de seu nascimento, com dois anos foi morar com sua avó quando sua mãe voltou a se casar e teve três filhos. Assim que seu padrasto faleceu foi morar com a mãe no intuito de cuidar das terras da família e de seus irmãos mais novos, porém não levava nenhum jeito.

 Newton desde pequeno tinha interesse por atividades que eram realizadas manualmente, ele criou seu próprio moinho de vento, um quadrante solar de pedra que se encontram hoje na sociedade real de Londres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (328.3 Kb)   docx (222.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com