TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia: Sua Origem e Principais Características

Por:   •  7/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

Metodologia

Ativa

Unigranrio de Duque de Caxias

Professora: Ruth Barros / Aluna : Larissa Vitorio

Serviço Social –Turno: Manhã

A filosofia: Sua origem e principais características

O que é Filosofia?

   Para o antigo pensador grego sábio era um nome que deveria ser usado exclusivamente para qualificar as ações e os conhecimentos dos deuses.

   Com relação ao conteúdo, hoje a filosofia trata de temas tais como: a verdade, a justiça, o belo, o lógico, a diversidade, a cultura, e o conhecimento. Os filósofos eram pensadores que também trabalhavam temas de áreas como Matemática, Física, Astronomia,  Artes,  Anatomia, Política, Direito, Biologia, Teologia .

   Nos nossos tempos (Século XX e XXI) a filosofia dispensa as tarefas mais específicas a pesquisas científicas, passando assim a se dedicar aos temas e as discussões em torno da significação do saber Científico, da política, da ética e da moral, das artes e das possibilidades do próprio conhecimento.

FILOSOFIA -> Lógica, Ciência investigativa e Razão especulativa.

SENSO COMUM-> Poesias,Mitos, Artes, Imagens Culturais e Religião.

A diferença entre senso comum e Filosofia:

     O senso comum é subjetivo; Heterogêneo; Não se surpreende e nem se admira com a regularidade, Constancia, repetição e diferença das coisas; Costumam projetar nas coisas ou no mundo sentimentos de angústia e de medo do desconhecido. Filosofia é objetiva; Homogênea; Só estabelece relações causais depois de investigar; Procura renovar-se e modificar-se continuamente.

    Para a filosofia o senso comum cria afirmações de forma parcial, pessoal ditada por sentimentos variados. Os pensamentos filosóficos e científicos são interrogativos porque propõem a suspensão de todas as apreciações positivas do senso comum numa radical atitude de interrogação. Toda filosofia é um senso comum, porém, criticado, avaliado  e esclarecido.

   A filosofia surge então quando alguns gregos insatisfeitos com as explicações herdadas começaram a questionar. A filosofia  é o saber que surge do momento em que os sábios gregos descobrem que conhecer o mundo natural dos homens não é um privilégio dos deuses.

Contexto histórico, cultural, e geográfico grego.

    Estando ausentes os modelos de organização sociais cada vez mais propensos aos modelos de organização tribal. A vida social é comunitária. Esta se consolida em laços de parentescos e suas atividades econômicas e a distribuição das propriedades são mais coletivas.

    A Cidade-Estado nasce a partir de uma centralização política econômica cultural entre as comunidades de uma mesma região cultural. A apropriação de bens e terras e o acúmulo descontrolado de dívidas fizeram criar níveis sociais que iriam dos aristocráticos aos escravos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (50.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com