TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Rene Descartes e John Locke

Projeto de pesquisa: Filosofia Rene Descartes e John Locke. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  3.037 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

René Descartes e John Locke foram dois filósofos que abordam o conhecimento do Racionalismo que da ideia do conhecimento baseado na razão humana e o Empirismo cuja deia basea-se na experiência. O trabalho irá abordar a vida de cada um, suas obras e as ideias sobre a corrente de pensamento que cada um defende.

2. Desenvolvimento

I. Biografia René Descartes:

René Descartes nasceu no dia 31 de março em La Haye, antiga província de Touraine, hoje Descartes, na França. Filho de Joachim Descartes, advogado e juiz, proprietário de terras, com o título de escudeiro, primeiro grau de nobreza. Era também conselheiro no Parlamento de Rennes na vizinha cidade de Bretanha. Descartes estudou no Colégio Jesuíta Royal Henry entre 1607 e 1615. Formou-se em Direito pela Universidade de Poitiers. Dois anos depois, ingressou no exército do príncipe Maurício de Nassau, na Holanda, onde estabelece contato com as descobertas recentes da Matemática. Aos 22 anos, começa a formular sua "geometria analítica" e seu "método de raciocinar corretamente". Rompe com a filosofia aristotélica adotada nas academias e, em 1619, propõe uma ciência unitária e universal, lançando as bases do método científico moderno.

II. Obras:

Sua principal obra foi "O Discurso Sobre o Método" na qual apresenta o seu método de raciocínio, "Penso, logo existo", base de toda a sua filosofia e do futuro racionalismo científico. Nessa obra expõe as quatro regras para se chegar ao conhecimento: nada é verdadeiro até ser reconhecido como tal; os problemas precisam ser analisados e resolvidos sistematicamente; as considerações devem partir do mais simples para o mais complexo; e o processo deve ser revisto do começo ao fim para que nada importante seja omitido. Além dessa, suas obras também foram Regras Para Orientação do Espírito, em 1628. Geometria, em 1637. Meditações Sobre a Filosofia Primeira, em 1641 e Princípios da Filosofia, em 1644.

III. Ideia:

Racionalismo é uma corrente de pensamento iniciada por Descartes cuja ideia do conhecimento está baseada na razão humana creditava-se, no racionalismo, que a razão fosse capaz de explicar todas as coisas deste mundo. Foi um movimento que deu á razão dos poderes absolutos, desprezando a experiência. Se alguma coisa pode ser explicada racionalmente, de forma lógica, então haveria de ser verdade, mesmo sem comprovação da experiência.

I. Biografia John Locke:

John Locke nasceu em 29 de agosto de 1632 na cidade inglesa de Wrington. Foi um importante filósofo inglês. É considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo. Estudou Filosofia, Medicina e Ciências Naturais na Universidade de Oxford, uma das mais conceituadas instituições de ensino superior da Inglaterra, onde também ensinou. Em 1683 foi morar na Holanda, retornando para a Inglaterra somente em 1688. Com a subida ao poder do rei William III de Orange, Locke foi nomeado ministro do Comércio, em 1696. Ficou neste cargo até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com