TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia critérios para avaliar o fórum de discussão

Tese: Filosofia critérios para avaliar o fórum de discussão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Tese  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina/turma: Ciência e Pesquisa

Critérios de Avaliação do Fórum de discussão

Sobre os Comentários no fórum:

- Elabore um comentário principal (entre 8 a 10 linhas);

- Depois, elabore mais 2 (dois) comentários em continuidade de 2 (dois) comentários já existente, utilizando a capacidade de argumentação e contra-argumentação (entre 6 e 8 linhas).

- Capacidade de articulação e diálogo com os demais participantes do fórum, demonstrando condição de dialogar e superando a apresentação unilateral de ideias.

- Polidez, cortesia e respeito às opiniões apresentadas.

Obs.: todos os comentários devem ser feitos em dias alternados, não serão válidos os comentários feitos no mesmo dia.

Sobre a redação dissertativa:

- A redação ou o texto escrito por você para este fórum deverá ter coesão, sequência lógica, coerência, originalidade e escrito na língua portuguesa culta.

- Não esqueça os parágrafos, os pontos e as vírgulas entre as frases, que devem ser curtas, para não se prolongar demais nas ideias. Além disso, o desenvolvimento da redação deve ter início, meio e fim.

- Cuide da articulação entre o tema proposto e as considerações apresentadas.

- A transcrição de trechos das fontes pesquisadas deverá ser feita entre aspas e com a indicação da referência na parte final do seu comentário.

- As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático e fontes externas (inclusive internet) serão desconsideradas nesta avaliação.

Primeira Etapa do Fórum:

a) Leia com atenção a seguinte situação-problema:

Menestrel é um cidadão que mora no município de Ideal. Uma cidade de aproximadamente 5.000 eleitores, que apresenta alta taxa de analfabetismo e pobreza. Há muitos anos, convive com a manipulação política de alguns “coronéis”, de grande poder econômico, que se aproveitam da situação de pobreza da população para manter-se no poder.

Porém, Menestrel considera-se uma exceção, pois além de ser pós-graduado em Administração, tem empreendimentos no município, assim como é professor universitário na cidade vizinha, de nome Prosperidade, desenvolvendo também programas sociais que amenizam a situação dos menos favorecidos.

Assim, preocupado com a situação dos munícipes, neste ano (2012), decidiu-se por candidatar-se a prefeitura municipal. No entanto, ainda tem dúvidas quanto à aceitação de seu nome ao cargo de prefeito. Por isso, como se trata de um cidadão instruído e que certamente não se deixa levar apenas pelo senso comum, pretende fazer um planejamento mais sistemático de sua campanha eleitoral. Afinal, já é mês de junho, e falta pouco tempo para o início da campanha.

Para tanto, almeja sondar ou fazer um levantamento da opinião da população local, principalmente dos eleitores menos favorecidos, a fim de aplicar uma análise eleitoral mais confiável, mesmo que seja em termos de quantidade. Nesse sentido, pretende desenvolver uma metodologia de pesquisa, que possibilite traçar metas eficazes para conquistar a tão sonhada prefeitura e tentar mudar a situação dos habitantes da cidade de Ideal.

Menestrel, como mestre em Administração e professor universitário, sabe que a pesquisa científica é uma atividade que exige planejamento, pois se refere a um processo racional que responde a um problema, no caso, as possibilidades de sua eleição como prefeito. Sabe que não há como desenvolver uma pesquisa sem antes recorrer à elaboração de um projeto de pesquisa. Trata-se de um procedimento imprescindível para se alcançar o rigor científico e obter maior confiabilidade na leitura da realidade em questão.

Mediante a situação apresentada, Menestrel, juntamente com sua equipe de campanha, levanta o seguinte problema de pesquisa: Qual é o índice de aceitação dos eleitores de Ideal, em relação ao candidato Menestrel, principalmente entre os eleitores menos favorecidos?

Desse modo, para viabilizar o planejamento desse candidato, você deve ajudá-lo a fazer um roteiro para a sua pesquisa. As respostas que você der às questões abaixo servirão de roteiro para o candidato.

b) Responda as seguintes questões, e publique-as na ferramenta Fórum, que servirão de roteiro para o fórum proposto:

a) Em relação ao critério de classificação das pesquisas quanto ao nível ou objetivos, que modalidade é a mais adequada para atender a problemática levantada, principalmente pelo pouco tempo disponível para a campanha eleitoral? Destaque uma razão técnica que explique a escolha.

Como Menestrel desconhece o caso e tem pouco tempo para o início da campanha, ele começaria com uma PESQUISA EXPLORATÓRIA, porque iria fornecer informações com precisão, sobre o objeto principal como desejos e insatisfações da população, e assim contribuiria a criar meios estratégicos.

b) Em relação ao critério de procedimento na coleta de dados, qual o tipo de pesquisa é mais adequado para o problema pretendido? Destaque uma razão técnica que explique a escolha.

O critério a ser utilizado por Menestrel seria uma ABORDAGEM QUANTITATIVA, porque por meios de estatísticas, ele poderá obter resultados precisos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com