TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia e Turismo TGT - AD1

Por:   •  30/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  1.174 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior

a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1 - Período - 2017/1- Polo: Niterói

Disciplina: FILOSOFIA

Prof. Coordenador: Fellipe Pinheiro de Oliveira

Tutoria à Distância: Marcelo Augusto Gurgel de Lima

Aluno: Marco Aurelio Barreira Mendonça

Matrícula: 13217130113

  1. Inicialmente, ainda na Grécia Antiga, o saber filosófico era constituído da totalidade do conhecimento racional desenvolvido pelo homem. Com o tempo, esse saber foi sendo dividido em disciplinas ou ramos do conhecimento, como aprendemos atualmente. Assim, na contemporaneidade, qual(is) o(s) objeto(s) de estudo da Filosofia? Escreva com suas próprias palavras, a partir do material acadêmico e pesquisa bibliográfica (não se esqueça de incluir a bibliografia) (25 pontos).

“Uma vida não examinada não vale ser vivida” (Sócrates, 469 a.C.). O pensamento do filósofo grego sintetiza a importância que o saber filosófico representa na formação e evolução de nossa sociedade, herdeira do pensamento filosófico grego, que, diferentemente de outros povos da antiguidade, fizeram ciência nesse campo. O surgimento do pensamento filosófico-científico marca o esforço do homem tentar entender seu mundo, num processo distinto do pensamento mítico anterior, baseado em suposições cujo lastro baseia-se na tradição e na reprodução oral.

Segundo Aristóteles, o pensamento filosófico-científico inicia-se através de Tales de Mileto, no séc. VI a. C. É com esse processo que se dá a ruptura do pensamento mítico, que, de forma paradoxal, encontrava explicações do mundo a partir do irreal. Com a mudança das relações sociais, o desenvolvimento da nova ordem econômica, do comércio e das atividades mercantis, a nova organização social que se formava precisava de elementos concretos para encontrar explicações para suas questões.

O saber filosófico na Grécia Antiga abrangia diferentes vertentes do conhecimento humano, em que se buscavam explicações para a origem e evolução do mundo. Mais à frente, volta-se para as questões humanas (ética, política, estética etc.), quando iniciou-se a segmentação em disciplinas, que, aos poucos, se emanciparam, ganhando autonomia, delimitando cada vez mais seus espaços.

É importante frisar que o pensamento filosófico é sistemático, isto é, suas indagações não acontecem por acaso, sofrendo interferências individuais, mas é influenciado por diversos pensamentos relacionados entre si, dando origem a ideias e significados coerentes, com base em argumentos sólidos.

No processo em que o conhecimento se especializava cada vez mais, e o saber se fragmentava em diversas disciplinas, a Filosofia assume o papel de reorganizá-las, como num jogo de quebra-cabeças, restituindo a unidade do saber. Nessa evolução, a Filosofia provoca reflexões sobre as conquistas geradas pela emancipação dos saberes e suas implicações práticas, mantendo suas indagações sobre a origem, a estrutura e o significado do mundo e da humanidade.

A Filosofia contemporânea trata de investigar temas relacionados à existência humana:

Filosofia Política – questiona a existência do Estado, leis e governos. Estuda o modo como vivemos em sociedade;

Estética – questiona o juízo estético, avaliação da arte, definição e valor ;

Ética – é a Filosofia Moral. Pensa as regras e comportamento morais em sociedade;

Lógica – indaga sobre o raciocínio, métodos e princípios da argumentação e busca distinguir dedução e indução;

Epistemologia (Teoria do Conhecimento) – busca explicações para o conhecimento, seus limites e o modo como, a partir do saber, construímos o mundo.

Ontologia – caminha pelos aspectos gerais da estrutura da realidade, buscando respostas para a existência do mundo, do ser e o sentido da vida.

Bibliografia:

- MARCONDES, Danilo. Iniciação à Filosofia. Dos pré-socráticos a Wittgenstein. 6ª Edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001.

- Apostila do Curso de Filosofia - Cederj – O que é a Filosofia? Aula 1.

- Didak. A Vida Examinada (The Examined Life). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HyOAcepjQzQ). Acesso. 22 fev. 2017.

  1. De acordo com a tradição histórica, Pitágoras dizia não ter posse da sabedoria, mas que seria apenas um “amante do saber”, alguém que busca a sabedoria. O que significa tal afirmação? Explique com suas próprias palavras, inserindo a bibliografia sempre que utilizar fontes de pesquisa (25 pontos).

O princípio da Filosofia é a busca do saber, não como fruto de interesses financeiros ou que resulte em reconhecimento através de prêmios ou recompensas. Tampouco seria objeto de homenagens pessoais ou motivos para ostentação. Como patrimônio da humanidade na conquista do conhecimento, a sabedoria filosófica deve ser oportunizada a todos quantos se dispuserem a se enveredar por ela, refletindo, argumentando e encontrando novas respostas para antigas indagações.

        Pitágoras, desta forma, acentua, com esta afirmação, que o desejo de entender o mundo e a humanidade devem partir de iniciativa movida apenas pelo interesse em completar as infinitas lacunas do conhecimento humano, sem que, se transforme em uma mera atividade remunerada ou premiada.

Bibliografia:

- Apostila do Curso de Filosofia - Cederj – O que é a Filosofia? Aula 1.

- Didak. A Vida Examinada (The Examined Life). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HyOAcepjQzQ). Acesso. 22 fev. 2017.

  1. Quais são as características fundamentais que diferenciam o pensamento mítico e o pensamento filosófico? (20 pontos)

Anterior ao pensamento filosófico, o pensamento mítico buscava as respostas à existência humana e ao mundo que a cercava através do conhecimento obtido pelas tradições, crenças e costumes transmitidos oralmente, por gerações, amparados por intuição, fantasia, desejos e magia. O mito era, continuo sendo e ainda existe como necessidade humana que se tem na tentativa de se controlar o mundo, superando adversidades internas, como o medo e a insegurança.

A verdade concebida no pensamento mítico não obedece à lógica empírica, isto é, não foi experimentada e comprovada cientificamente; não necessita de provas e sustenta-se na intuição, confortando e conformando o homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com