TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofo Parménides

Trabalho Universitário: Filosofo Parménides. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Parimênides nasceu em 510 a.C. em Eleia, na Magna Grécia(atual litoral sul e sudoeste da península itálica), numa família nobre. Ele entendia que o equívoco das pessoas e dos demais pensadores era conceder demasiada importância aos dados fornecidos pelos sentidos. Achava contraditório buscar a essência naquilo que não é essencial, buscar a permanência naquilo que não permanece, ou supor que aquilo que é permanente pudesse converter-se. Assim, Parmênides optou por escutar o que lhe dizia a razão e proclamou que existe o ser e não é concebível sua não existência. (COTRIM, 2010).

DESENVOLVIMENTO

Parménides escreveu uma só obra, intitulada Sobre a natureza(é um poema didáctico escrito em hexâmetrose a língua em que foi escrito deriva da expressão épica, utilizada no dialeto homérico), um poema em verso épico, do qual foram preservados fragmentos em citações de outros autores. Os especialistas consideram que a integridade do que conservamos é consideravelmente maior em comparação com o que foi preservado das obras de quase todos os restantes filósofos pré-socráticos, e por isso a sua doutrina pode ser reconstruída com maior precisão.

Apresenta o seu pensamento como uma revelação divina dividida em duas partes:

• A via da verdade, onde se ocupa «do que é» ou «ente», e expõe vários argumentos que demonstram seus atributos: é estranho à geração e corrupção e portanto é inegendrado (incriado) e indestrutível, e é o único que verdadeiramente existe — com o que nega a existência do nada — é homogéneo, imóvel e perfeito.

• A via das opiniões dos mortais, onde trata de assuntos como a constituição e localização dos astros, diversos fenómenos meteorológicos e geográficos, e a origem do homem, construindo uma doutrina cosmológica completa.

Tanto a doutrina platónica das formas como a metafísica aristotélica, guardam uma dívida incalculável em relação à via da verdade de Parménides. É por esta razão que muitos filósofos e filólogos consideram que Parménides é o fundador da metafísica ocidental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com