TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofos Comtemporaneos

Artigos Científicos: Filosofos Comtemporaneos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

Materialismo de Mark: Segundo a dialética, todas as coisas nascem e morrem. A ideia central da dialética é que a realidade é movimento.Tudo o que existe contém em si mesmo o princípio da sua destruição e posterior transformação em algo diferente.

O mundo não é uma realidade estática e sim uma realidade dinâmica de elementos que se interagem. O movimento dialético se faz pela contradição entre elemento opostos que vai resultar na criação de um novo elemento. A consciência humana, mesmo condicionada pela matéria e pela história, não é passiva: o conhecimento da realidade material possibilita a liberdade da ação humana sobre o mundo.

Materialismo Histórico de Mark: o materialismo histórico parte da tese segundo a qual “não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas, ao contrário o seu ser social que determina a sua consciência”. Isso o leva a estabelecer a relação entre estrutura material da sociedade (economia) e o que ele chama de superestrutura (as ideias morais, filosóficas, religiosas, o Estado e a política). Marx diz que as diversas formas de consciência são condicionadas ou justificativas da estrutura econômica da sociedade, de modo que, se muda a estrutura econômica, haverá transformação correspondente na superestrutura ideológica.As épocas que, do ponto de vista de Marx,

marcam o desenvolvimento da formação econômica da sociedade são os modos de produção: asiático, antigo, feudal e capitalista e cada uma delas corresponde a uma superestrutura diferente.

O materialismo histórico é a aplicação do materialismo dialético ao campo da história, é a explicação da história por fatores materiais (econômicos e técnicos). O senso comum procura explicar a história pela ação dos grandes personagens (heróis), das grandes ideias e até pela intervenção divina. Marx inverte esse processo: no lugar das ideias estão os fatos materiais; no lugar dos heróis, a luta de classes. Não nega, com isso, que o ser humano tenha ideias, mas as explica pela estrutura material da sociedade.

Luta de Classes para Mark:Opressores e oprimidos é o que Marx vê no desenvolvimento da história humana. E a nossa época, a época do capitalismo, não eliminou a luta de classes, pelo contrário, simplificou, visto que toda a sociedade vai se dividindo cada vez mais em dois grandes campos adversários: a burguesia e o proletariado. Marx entende a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção e empregadores de assalariados. Por proletariado, ele entende a classe dos assalariados modernos que, não tendo meios de produção próprios, são obrigados a vender sua força de trabalho para viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com