TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de entender o termo ideologia

Artigo: Formas de entender o termo ideologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  Artigo  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

IDEOLOGIA

Existem formas de entender o termo ideologia, dependendo do modo de visão que utilizar poderá chegar a sua significância perante a sociedade.

Sua origem ocorreu com Destutt de Tracy, que criou a palavra e lhe deu o primeiro de seus significados: ciência das idéias. Posteriormente, concluíram que haveria um sentido novo quando Napoleão chamou De Tracy e seus seguidores de "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade".

No entanto, os pensadores da Antiguidade Clássica e da Idade Média já entendiam ideologia como o conjunto de idéias e opiniões de uma sociedade.

Perante o senso comum, isto é, o modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos do individuo na sociedade, desta forma vislumbramos como o conjunto de idéias, pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, contendo um sentido neutro, que caminham para suas ações sociais e com maior foco nas políticas.

Saindo do senso comum e partindo para os estudos de autores que utilizam o termo sob uma ótica crítica, o termo ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento, suas principais formas são a persuasão (é uma estratégia de comunicação) ou dissuasão ( induzir ou instigar alguém a mudar de opinião ou de intenção), sem a utilização de força física mas sim de forma prescritiva, ou seja, explicando de forma a alienar a consciência humana.

Para o estudioso Karl Marx, a ideologia age mascarando a realidade, desenvolvendo uma teoria, na qual entende que a mesma é uma consciência falsa, proveniente da divisão entre o trabalho manual e o intelectual. Divisão esta que surgem os ideólogos ou intelectuais que passariam a laborar dos dominantes das classes sociais, por meio de idéias capazes de distorcer a forma de compreensão de como se processam as relações de produção, sendo assim, a ideologia agindo como falsa consciência geraria a inversão ou a camuflagem da realidade, para os ideais ou interesses da classe dominante.

De outra forma pensam os adeptos da teoria crítica da Escola de Frankfurt consideram a ideologia como uma idéia, discurso ou ação que ilusão de um objeto, de forma a demonstrar sua aparência e escondendo suas demais qualidades.

Já o sociólogo contemporâneo John B. Thompson nos oferta sua visão critica ao termo ideologia, derivada daquela oferecida por Marx, mas que lhe retira o caráter de ilusão (da realidade) ou de falsa consciência, e concentra-se no aspecto das relações de dominação.

Deste modo podendo concluir que através das lições embasadas no estudo realizado que a ideologia tem o conceito de estudo de idéias, de forma a demonstrar o indivíduo de uma determinada sociedade tem sua visão e opinião do que o cerca.

Referências

CHAUÍ, Marilena. O Que é Ideologia (em português). 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2001. 119 p. ISBN 9788511010138. Página visitada em 11 de janeiro de 2012.

EAGLETON, Terry. Ideologia - uma introdução (em português). São Paulo: Ed. da Unesp, 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com