TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freud E Sua Principais Teorias

Trabalho Universitário: Freud E Sua Principais Teorias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 3

Freud e sua principais teorias

Teoria do consciente

Consciente - diz respeito à capacidade de ter percepção dos sentimentos, pensamentos, lembranças e fantasias do momento;

Pré-consciente- relaciona-se aos conteúdos que podem facilmente chegar à consciência;

Inconsciente- refere-se ao material não disponível à consciência é um deposito de desejos reprimidos ligados a sexualidade ou a agressão que ficam atuando sobre a mente assim Freud desenvolve a técnicas para a psicanálise

Freud desenvolveu a teoria psicanalítica, baseado em sua experiência clínica. O ponto dessa teoria é o postulado da existência do inconsciente como:

a) um receptáculo de lembranças traumáticas reprimidas;

b) um reservatório de impulsos que constituem fonte de ansiedade, por serem socialmente ou eticamente inaceitáveis para o indivíduo.

As motivações inconscientes estão disponíveis para a consciência, apenas de forma disfarçada. Sonhos e lapsos de linguagem são exemplos dissimulados de conteúdos inconscientes não confrontados diretamente

De acordo com a teoria estrutural da mente, o id, o ego e o superego funcionam em diferentes níveis de consciência. Há um constante movimento de lembranças e impulsos de um nível para o outro.

O id é o reservatório inconsciente das pulsões, as quais estão sempre ativas. Regido pelo princípio do prazer, o id exige satisfação imediata desses impulsos, sem levar em conta a possibilidade de consequências indesejáveis.

O ego funciona principalmente a nível consciente e pré-consciente, embora também contenha elementos inconscientes, pois evoluiu do id. Regido pelo princípio da realidade, o ego cuida dos impulsos do id, tão logo encontre a circunstância adequada. Desejos inadequados não são satisfeitos, mas reprimidos.

Apenas parcialmente consciente, o superego serve como um censor das funções do ego (contendo os ideais do indivíduo derivados dos valores familiares e sociais), sendo a fonte dos sentimentos de culpa e medo de punição.

Teoria da motivação sexual

Onde a espécie sobrevive do extinto de conservação (sobrevivência individual) que é a força que orienta o comportamento

Face do desenvolvimento sexual onde o individuo passa de uma face para outra

Face oral ou face do libido onde o prazer é localizado primordialmente na boca através dos alimentos, seios maternos, mamadeira, chupeta e dedo.

Na face anal ou face libido ou hedonismo anal o desejo esta localizado nas secreções e fezes, brincar com massas tintas, comer coisas cremosas e sujar se são objetos de prazer.

Face genital ou face fálica o desejo é o prazer se localizam nos órgão genitais do corpo nesta face os meninos se apegam na mãe e as meninas se apegam no pai e o ciúmes pelo sexo oposto

Complexo de Édipo o Id determina toda a vida psíquica é uma formulação para explicar o desenvolvimento infantil esse conceito foi usado por Freud para a construção de sua teoria sobre as neurose adulta que era decorrente de traumas sexuais ocorridos na infância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com