TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociologicos Da Educação

Exames: Fundamentos Sociologicos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob orientação da tutora à distância Fernanda Tamborim.

Sorocaba/SP

2013

ÍNDICE:

Introdução.............................................................................................................03

Definição e contribuição da Sociologia para Educação........................................03

Ensino, Cultura e Sociedade..................................................................................04

Filme: Entre os Muros da Escola, comparado com a realidade na sociedade atual....................................................................................................................... 05

Contribuições da Sociologia da Educação para a Sociedade Atual.....................................................................................................................05

Imagens com temática educacional..............................................................06 e 07

Considerações nais................................................................................................08

Referências bibliográficas.....................................................................................08

INTRODUÇÃO.

O presente trabalho tem como característica principal, reflexões, analise e estudos referente à sociedade, através dos Fundamentos Sociológicos da Educação. Permitindo que se tenha uma ampla visão sobre as contribuições da sociologia para com a educação, as politicas e o meio em que se vive.

DEFINIÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA EDUCAÇÃO.

A sociologia faz parte das ciências humanas, que estuda o comportamento humano em função do meio em que se vive e interligam indivíduos, uma base teórico-metodológica, voltada para o estudo dos fenômenos sociais, a mesma tenta explicar e analisar os seres humanos nas relações de diferentes culturas e sociedade. (Wikipédia).

O primeiro a usar o termo sociologia foi Auguste Comte, pensador, nascido em Montpellier, no sul da França, designou sociologia como a ciência da sociedade. Depois de Comte, “Emille Durkheim”, pensador, nascido em Épinal, na França, foi considerado como “Pai da Sociologia”, termo usado pelo fato de ser o primeiro professor de sociologia em uma instituição de ensino superior, conceituou sociologia como ciência das instituições.

No âmbito escolar, a sociologia contribui para que a escola e o professor possam enfrentar os desafios cotidianos que lhes são proporcionados, possibilitando aos alunos expandir seus conhecimentos. Permite que os mesmos tenham uma visão aprofundada sobre a sociedade, analisa a escola como um ambiente estruturado e explica a influencia da escola no comportamento e na personalidade dos indivíduos.

Quando nasce um ser humano, ele não tem como saber as leis da sociedade, se não for orientado pelo próprio humano, esse processo de interação e conhecimento não surgem naturalmente, desta forma, por se tratar de uma questão social, a sociologia junto à escola desenvolve esta função, de transmissão de conhecimentos dos professores para com os alunos. Tudo acontece de forma intencional, para que os alunos saibam como conviver em sociedade.

ENSINO, CULTURA E SOCIEDADE.

ENSINO: Ao nascerem às crianças são instruídos pelos pais, chamamos de “Socialização primária”, onde os pais desenvolvem o papel de orientar seus filhos nos primeiros anos de vida, depois vem a chamada “Socialização secundaria”, que nada mais é do que o dever da escola em auxiliar as famílias nos desenvolvimentos de seus filhos.

A educação é o melhor caminho para o desenvolvimento da sociedade, através do ensino o ser humano pode desenvolver aptidões, personalidade, interação, respeito e conhecimento.

A sociologia da educação entra com objetivo de analisar a estrutura e o funcionamento das instituições educacionais como uma “Instituição Social”, onde deve ser um espaço de interação entre seres humanos, que possam transmitir conhecimentos uns aos outros, sendo assim, auxiliar a comunidade, fornecendo estrutura para que os jovens entendam e exerçam as leis da sociedade.

CULTURA: Perante a sociologia da educação a “Cultura” é tudo o que envolve a transmissão de conhecimentos e o convívio social, ou seja, as crenças, os costumes, as ideias, os conhecimentos etc.

Cada país possui sua cultura, seu vocabulário, seus costumes, que são transmitidos unicamente pelo homem, sejam em uma sociedade mais simples ou complexa, todo lugar possui sua forma de agir, se expressar e pensar.

A cultura vem com a função de satisfazer as necessidades humanas, independente da renda, instrução ou moradia. No Brasil diferente de muitos países temos muitas fontes migratórias, portanto, possuímos diversas culturas e ensinamentos que vem de diversos lugares no mundo.

SOCIEDADE: A sociologia é bem conhecida por seus estudos voltados às ciências sociais, onde analisa a sociedade como um conjunto de indivíduos que compartilham dos mesmos propósitos, gostos, costumes e preocupações, formando assim uma comunidade. A comunidade pode ser vista como um grupo de pessoas com visões semelhantes.

Os seres humanos tem a necessidade de ter um convívio social, ninguém vive sozinho, ninguém aprende sozinho.

FILME: “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”, COMPARADO COM A REALIDADE NA SOCIEDADE ATUAL.

“Entre os Muros da Escola” é um filme francês, que relata o cotidiano de uma escola na periferia da França. O filme aborda senas parecidas com a realidade de muitos professores, relata a dificuldade em ensinar e muitos alunos não possuem interesse em aprender.

O Brasil recebe inúmeras criticas com relação à educação, sendo a maioria delas por não valorizar o trabalho dos professores, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com