TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestalt

Seminário: Gestalt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  Seminário  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

A gestalt

Na psicologia e, Max Werthermes, Wolfgang e Kurt Koffa, baseado em estudos psicológicos que relaciona a forma e sua percepção construíram a base de uma teoria eminentemente psicológica.

Esses três estudiosos começaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento. Eles estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estimulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade.

A percepção consiste em um dos temas centrais da teoria Gestaltista e uma das bases de refutação aos princípios Behaviorista, sobre tudo no que se refere à relação de causa e efeito entre o estimulo e a resposta.

Em contra posição a abordagem Behaviorista para Gestalt não a relação de causa e efeito entre o estimulo e a resposta, posto que entre o estimulo fornecido pelo meio e a resposta do individuo situa-se o processo de percepção.

Desse modo baseando-se na teoria do isomorfismo, a Gestalt argumenta que o comportamento precisa ser estudado nos seus aspectos mais globais considerando as condições que modificam a percepção do estimulo.

A perspectiva da psicologia da Gestalt, o cérebro é um sistema dinâmico no qual os elementos ativos interagem em determinadas circunstancias por meio de processos que ultrapassam a associação mecânica. Os princípios de organização perceptual, estão presentes nos próprios estímulos.

Proximidade: partes que estão próximas no tempo ou no espaço parecem formar uma unidade e tendem a ser percebidas juntas.

Continuidade: há uma tendência na nossa percepção de seguir uma direção de vincular os elementos de uma maneira que os faça parecer contínuos ou fluindo numa direção.

Semelhança: partes semelhantes tendem a ser vistas juntas como se formassem um grupo.

Preenchimento: uma tendência na nossa percepção de completar figuras incompletas preencher lacunas.

Simplicidade: tendemos a ver figuras como tendo boa qualidade sob as condições do estimulo. Essa característica é dominada pela Gestalt de boa forma.

Figura / Fundo: a uma tendência de organizar as percepções dos objetos observados e do fundo no qual ele aparece.

Esses princípios de organização não dependem dos nossos processos mentais superiores nem de experiências passadas, eles estão presentes nos próprios estímulos.

O campo psicológico é compreendido como um campo de força que auxilia na busca da boa forma. Desse modo caracteriza-se por uma tendência que garante a busca da melhor forma possível em situação que não estão muito estruturadas.

A psicologia da Gestalt compreende a aprendizagem como a relação entre toda parte que envolve a reorganização do ambiente psicológico do individuo. Dentro desta perspectiva que considera os aspectos globais do comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com