TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao E Desempenho

Exames: Gestao E Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  4.205 Palavras (17 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 17

Gestão de Pessoas

A moderna Gestão de Pessoas consiste em uma junção dos interesses das organizações que precisam das pessoas para alcançar resultados e das pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos. Várias questões influenciam nesta junção, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade e outros.

Na atualidade os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribui com seu recurso onde os empregados podem ser vistos como parte produtiva.

Nas organizações que aderiram a esta nova maneira de gestão, as pessoas são vistas como geradores de conhecimento são tratados como seres humanos com histórico, não mais apenas como fonte de lucro e sim como parte inteligente para gerir conhecimentos, incentivadas a maior comprometimento e responsabilidade com as organizações deixando de unicamente aguardar ordens mais sim contribuindo com ideias para um maior desenvolvimento onde todos ganham.

A Gestão tem como uma das suas atribuições contribuir para a eficácia das organizações, conhecendo o ramo de negócio, ajudando no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, incentivando-os ao compromisso e respeito com a organização e cumprimento de suas metas, demonstrando em troca valorização ao colaborador.

As alterações não devem ser impostas, mas sim, trabalhadas, considerando-se o mercado, o produto, o ambiente da organização e o comprometimento de todos dentro dela.

Cabe também a Gestão de Pessoas:

As descrições e analises dos cargos

O planejamento do RH

Recrutamento

Seleção

Orientação

Avaliação de desempenho

Remuneração

Treinamento e Desenvolvimento

Relações sindicais

Segurança

Saúde e Bem estar

A ARH refere-se ás políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas.

Basicamente: Agregar pessoas as incluindo no processo, Aplicar pessoas as orientando e acompanhando, avaliando seu desempenho; Recompensar pessoas- Salários, prêmios, benefícios e serviços sociais; Desenvolver pessoas- Treinamentos; Manter pessoas- dar suporte para que elas se sintam bem dentro da organização; Monitorar pessoas – acompanhar e controlar as atividades das pessoas.

Estes processos são dependentes uns dos outros e devem se complementar. A ênfase hoje está em práticas de organizações onde se juntam forças para se chegar ao resultado esperado por todos. Pessoas e organizações, funcionando como uma equipe.

O conhecimento e o potencial humano é a grande arma para manter-se no mercado. As empresas que já estão praticando ou adequando a Gestão de Pessoas, de maneira tanto horizontal como vertical, onde todos os colaboradores (fornecedores, cliente, funcionários) são vistos como parceiros têm mais chances de se manter no mercado, alcançar seus objetivos e metas.

Passo 3 –

Filme Tempos Modernos / Moderna Gestão de Pessoas

O filme Tempos Modernos refere-se a uma crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização. Foi filmado em 1930, mas a situação apresentada é muito atual.

Retrata a opressão vivenciada pelos operários em uma grande fábrica que é explorado e estimulados a produzirem cada vez mais, mostram o processo de produção de forma repetitiva e desgastante, que se relaciona com a forma que estamos lidando com o avanço da tecnologia, a questão do tempo numa sociedade que é obrigada a se mover com extrema rapidez para poder se enquadrar as exigências de mercado.

Define como estamos sendo integradas as engrenagens dentro de um sistema, como se fossemos também molas que completam e articulam o movimento das máquinas e de todo processo produtivo.

Cenas em que os trabalhadores na hora de entrada na fábrica estão muito apressados andando em marcha e irônica a cena mostrando carneirinhos como se fosse um rebanho de ovelhas da mesma maneira que vemos as pessoas hoje em dia sempre muito agitadas, amontoadas em confusões, andando pelas ruas sem nem mesmo ter tempo de reconhecer umas às outras, todos muito estressados e escravos do relógio, da rotina com horários fixos para comer estando com fome ou não e alguns com tempo pré-determinados para ir ao banheiro, tratando o trabalhador quase que como robôs, programados e condicionados as regras das empresas e também as menciona doenças que decorrem do estresse causado.

Mostram situações de greves, passeatas assim como hoje em dia acontece em vários segmentos e também repressões a essas manifestações, pois não há interesse em trabalhadores pensantes ou que questionam o controle.

O desemprego é retratado pelo trabalhador vagando pelas ruas, as fábricas fechadas e a fome, situações que grande parte da população encara atualmente indicando a redução de empregos ou a falta de qualificação do trabalhador que é uma realidade. A evolução exige que nós nos preparemos para a competição que existe no mercado, os tempos mudaram e a realidade é que estamos na nova era do ócio criativo, das profissões alternativas e dos empreendedores.

Temos que mudar a forma de agir, pensar e nos tornarmos agentes de mudança e não vítimas do mercado.

As inovações nunca param e a Moderna Gestão de Pessoas deve acompanhar ou até se adiantar a este processo para poder orientar tanto os trabalhadores quanto as empresas para uma melhor forma de trabalho, gerando maior rendimento para ambos os lados.

Os trabalhadores deixam de ser somente um elo da engrenagem ou um número em estatísticas. As organizações, por meio do pessoal de Recursos Humanos, também chamados de Gestão de Pessoas, Gestão de Talentos, etc. e de consultores especializados, procuram a melhor maneira de mobilizar seus talentos, motivando-os para que forneçam o seu melhor.

A Globalização busca incessantemente o crescimento, exigem menos gente fazendo muito mais do que antes, com padrões de exigências desproporcionalmente maiores que no passado.

A Remuneração do trabalhador somasse a oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento, qualidade de vida, equilíbrio na vida pessoal e profissional.

Etapa 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com