TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Filosofia

Casos: Historia Da Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  279 Visualizações

Origens, natureza e finalidade do movimento sofista.

1. Significado do termo “Sofista“

““Sofista” é um termo que significa “ sábio” , “especialista do saber”. Durante muito tempo os historiadores da filosofia adotaram, além das informações fornecidas por Platão e Aristóteles sobre os sofistas, também suas avaliações , de modo que, geralmente, o movimento sofista foi desvalorizado e considerado predominantemente como momento de grave decadência do pensamento grego.

2. Deslocamento do interesse da natureza para o homem

Com os Sofistas iniciou- se o período humanista da filosofia antiga, a explicação logica para o deslocamento do eixo filosófico é que a filosofia da physis aos poucos foi exaurindo todas as suas possibilidades, e pensamento “físico“ chegara aos seus limites extremos, e a manifestação dos fermentos sociais também contribuíram para o desenvolvimento da sofistica.

3. Mudanças sociopolíticas que favoreceram o nascimento da Sofística

A crescente afirmação do poder do demos e a ampliação da possibilidade de aceder ao poder a círculos mais vastos fizeram desmoronar a convicção de que a areté estivesse ligada à nascença, isto é, que se nascia virtuoso e não se tornava, pondo em primeiro plano a questão de como se adquire a “virtude politica”.

4. Posições assumidas pelos Sofistas e suas avaliações opostas

Os Sofistas souberam captar de modo perfeito essas instâncias da época conturbada em que viveram, sabendo explicita -las e dar – lhes forma e voz. E isso explica por que alcançaram tanto sucesso, especialmente entre os jovens: eles respondiam a reais necessidades do momento, propondo aos jovens a palavra nova que esperavam.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com