TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Filosofia

Monografias: Historia Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

)Qual é o seu ponto de vista sobre as questões que possibilitaram a origem da Filo

fia? Por que essa discussão é relevante? Apresente sua justificativa

R- Originou-se da vontade do homem em compreender sua realidade, questionando sempre os valores, numa busca incessante de entender tudo em seu redor.

É importante, porque a filosofia busca a verdade, então ela sempre existirá, pois a verdade sempre será buscada pelo homem.

2) Considerando as diferentes teorias dos Pré-socráticos, destaque a posição de dois

autores deste período. R- Tales de Mileto - Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, seus seguidores discordavam com o sentido primordial, mas concordavam que tudo tinha um principio único.

R- Heráclito - um dos filósofos mais fascinantes, apesar de suas idéias meio confusas, por isso recebeu o apelido de “O Obscuro”. Esse cientista transmitia seus ensinamentos em forma de jogos de palavras e charadas que levavam as pessoas a pensar, refletir.

3) Após assistir ao vídeo de Carl Sagan, da série Cosmos (indicado no tópico O que precisa estudar?), analise as considerações emitidas pelo pesquisador e responda qual das considerações presentes no vídeo apresenta outros elementos em relação aos conteúdos estudados até o momento.

R- No vídeo percebe-se a curiosidade do homem, em conhecer tudo ao seu redor, esse conhecimento faz a transição do Mithos ao Logos, onde o autor coloca o entendimento do COSMOS, e não o CAOS, o qual começa a descoberta através de estudiosos, os astrônomos.

A técnica e a ciência deixaram de ser exclusivamente praticas e passaram a ser ferramentas usadas pelos filósofos para explicar a realidade, os fatos naturais que eles observavam. A transição da esfera pratica a esfera explicativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com