TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Filosofia E Do Pensamento Crítico

Por:   •  3/7/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1] 

Professor(a): RODRIGO GOMES

         HISTÓRIA DA FILOSOFIA E DO PENSAMENTO CRÍTICO

Assunto: Proposição de leis

 

 

Entenda como funciona a tramitação de um projeto de lei 

 

Antes de uma lei entrar em vigor existe uma tramitação desconhecida por muitos. É preciso que o projeto apresentado passe por apreciação de deputados (estaduais ou federais) e senadores, antes de chegar ao Poder Executivo para ser sancionado.

O primeiro passo é a apresentação do projeto por um deputado (estadual ou federal), senador, comissão Legislativa, pelo chefe do executivo (presidente da república, governadores e prefeitos), pelo procuradorgeral da República, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por vereadores, por tribunais superiores e até mesmo pela população.

Em seguida, o projeto vai à Casa iniciadora ou revisora, no caso de projetos federais começam a tramitar na Câmara dos Deputados, com exceção dos apresentados por senadores. O Senado funciona como casa revisora para projetos iniciados na Câmara e vice-versa. Já no caso dos projetos estaduais ou distritais, devem ser apresentados às Casas Legislativas de cada estado ou distrito para apreciação. No Caso de municípios, o projeto é apresentado à Câmara Municipal da cidade.

Após a apresentação, vem a análise pelas comissões. Cada projeto é distribuído para as comissões conforme os assuntos de que tratam. Em caso de urgência, o projeto pode ser votado rapidamente no Plenário, sem necessidade de passar pelas comissões. Os relatores da proposta nas comissões dão parecer oral durante a sessão, permitindo a votação imediata.

A seguir vem a aprovação, onde o projeto de lei deve ser aprovado com maioria dos votos dos deputados (número que costuma variar em cada Casa Legislativa).

Por fim, a sanção e o veto. O projeto aprovado é enviado para o líder do Poder Executivo (presidente da República, governador ou prefeito) e tem até 15 dias para ser sancionado ou vetado. No caso de vetos, o projeto volta para a Casa Legislativa para decidir se o veto será rejeitado ou mantido. Para derrubar um veto é preciso maioria absoluta de parlamentares da Casa.

 

Abaixo, responda sobre os projetos encaminhados à Câmara dos Deputados no ano de 2022.

 

  1. Querido(a) aluno(a) do Ensino Médio, queira, por favor, encontrar argumentos favoráveis à aprovação do seguinte Projeto de Lei: "A empregada poderá se afastar do trabalho por até 2 (dois) dias ao mês, durante o período menstrual." A versão original do projeto falava em três dias de licença por mês. Mas, em sua justificativa, o deputado responsável afirma que, como "a proposta não teve a acolhida que esperávamos nas comissões temáticas", decidiu reduzir o número para dois. Segundo ele, "a proposta tem origem em estudos científicos e é defendida por médicos". Não é difícil ver como a medida prejudicaria o acesso das mulheres terem acesso ao mercado de trabalho.

Cerca de 70% das mulheres têm queda da produtividade do trabalho durante a menstruação, causada pelas cólicas e por outros sintomas associados a elas, como cansaço maior que o habitual, inchaço nas pernas, enjoo, cefaleia, diarreia, dores em outras regiões e vômito...

Carlos Bezerra acredita que a proposta trará vantagens para as mulheres trabalhadoras e para as empresas, que contarão com a força de trabalho feminina nos momentos de maior produtividade....  

 

  1. Querido(a) aluno(a) do Ensino Médio, queira, por favor, encontrar argumentos favoráveis à aprovação do seguinte Projeto de Lei: "O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por 1 (um) dia por ano para acompanhar animal doméstico em consulta veterinária." A proposta estende aos "pais de pet" a mesma prerrogativa garantida a pais de crianças (humanas), embora de forma limitada. Para a autora, que se apresenta como defensora da causa animal, há bons motivos para a aprovação da lei.

Por conta que muitas das vezes a morte de um pet pode abalar da mesma forma que o falecimento de um parente, pois dependendo do apego que o dono tenha ao seu pet, a tristeza pode ser tanta que o empregado possa entrar em depressão, fazendo com que o rendimento no trabalho seja menor.

  1. Querido(a) aluno(a) do Ensino Médio, queira, por favor, encontrar argumentos favoráveis à desaprovação do seguinte Projeto de Lei: "Fica instituído o Programa de Educação para Posse Responsável de Animais Domésticos nas instituições de ensino público e privado." Este projeto pertence a uma categoria popular entre os deputados: as propostas que trazem os mais diversos temas à sala de aula.

Pois muitas das vezes um pet dentro de sala de aula possa causar grande incomodo para os demais alunos, por conta dos latidos (sendo cachorro), e supondo que tenha algum aluno na sala alérgico a pelo animal o problema pode ser grande, também tem o fato de que os pets tem necessidades básicas, fazendo assim com que o pet possa fazer suas necessidades dentro de aula, gerando assim grande desconforto para os demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com